O que é SEO? Como impulsionar o seu negócio a longo prazo

Dentre tantas formas de praticar o Marketing através de conteúdo, hoje falaremos mais sobre o SEO e estratégias para impulsionar o seu negócio a longo prazo com essa estratégias de otimização.

O Inbound Marketing revolucionou a maneira de praticar publicidade no mundo. Há bastante tempo, o Marketing Digital assumiu uma postura de liderança na forma com que os profissionais trabalham. 

Hoje é praticamente impossível praticar Marketing sem pensar no digital. O mundo é dinâmico e a forma como o mercado consumidor age está alinhada a nossa sociedade atual.  

Agora vamos nos aprofundar no tema e entender mais sobre como funciona o mundo SEO para que você possa impulsionar os seus negócios.

Mecanismos de Busca

Você já deve saber o que são mecanismos de buscas. Se não sabe, certamente já deve ter utilizado algum deles sem nem saber.

Mecanismos de busca são plataformas em que pesquisamos algo na Internet. Google, Bing e Yahoo! são bons exemplos de buscadores que você já deve ter recorrido em algum momento para tirar suas dúvidas.

Seu conceito é simples e direto. Os mecanismos de busca são os espaços online onde você pesquisa informações sobre qualquer coisa na Internet. 

Como os mecanismos de busca funcionam

Sua funcionalidade se baseia na utilização de algoritmos que realizam o rastreamento da rede procurando por conteúdo relevante.  

O mecanismo, por sua vez, faz uma lista de resultados, e apresenta ao usuário de acordo com a relevância que seu algoritmo encontrou. 

De forma geral, eles possuem a capacidade de encontrar praticamente todos os tipos de conteúdo no mundo da Internet. São muito completos e apresentam resultados, geralmente, em questão de segundos.

Como dito, os mecanismos de busca vão selecionar o conteúdo de acordo com a relevância, e nós sabemos que todos buscam o tão sonhado topo do Google.

É nesse ponto que entram as ferramentas de SEO, grandes aliadas dos profissionais que sabem a sua importância e como utilizá-las. 

O que é SEO

Search Engine Optimization: esse é o nome completo da sigla SEO. Em português significa Otimização para Mecanismos de Busca. 

O SEO consiste em um conjunto de técnicas digitais que são utilizadas com o objetivo de melhorar a posição de determinado site nos resultados dos mecanismos de busca como o Google, Bing e Yahoo, por exemplo.

As ferramentas estão bastante atreladas ao conceito de tráfego orgânico, aquele que é gerado de forma mais intuitiva e orgânica, ou seja, sem investimento de recursos financeiros de forma direta para as empresas proprietárias dos mecanismos de buscas. 

O SEO é uma estratégia fundamental para qualquer empresa que busca se destacar no mundo digital, uma vez que através dele, sua empresa pode gerar muitas visitas aos seus sites ou blogs a partir somente da criação de conteúdos valiosos para a audiência. Mas isso nós falaremos mais adiante.

Com o aumento de visitas, o SEO acaba proporcionando um retorno sobre o investimento muito expressivo, já que os custos de investimentos são baixos.

De forma geral, a sua marca vai pagar pelo profissional que saiba utilizar as ferramentas para fazer com que o conteúdo que é publicado no seu site, apareça o mais relevante possível dentro das plataformas de mecanismos de buscas. 

Algumas técnicas de SEO

Para que sua empresa alcance o sucesso através do SEO, é essencial que aplique as técnicas necessárias para que o Google entenda o conteúdo do seu site, como relevante. Aqui estão algumas delas:

Produção de conteúdo relevante

Se o seu nicho é sobre Pet Shop, o conteúdo presente no seu site deve ser sobre o mundo Pet e funcionalidades para seus donos, entende?

Não há muito mistério nesse ponto. Você precisa seguir uma linha de raciocínio dentro de uma estratégia e produzir conteúdos que sejam relevantes para a sua persona. Esse é o primeiro passo. 

Seja encontrado pelos seus possíveis clientes. Foco no público-alvo.

Pesquisa de palavras-chave

A Internet é um mundo imenso, então, é sempre bom pensar em palavras-chave que vão ajudar seus futuros clientes a encontrarem a sua marca em meio a tanto conteúdo.

Existem diversas plataformas que podem te ajudar a encontrar as palavras-chave mais pesquisadas dentro do seu nicho de trabalho. O Google Trends é uma delas.

Uma vez identificada uma palavra-chave interessante, você deve incorporá-las à sua produção textual com naturalidade e coerência, para que os mecanismos possam entender o classificá-la como relevante.

Estrutura de Links Internos

Faça com que seu texto seja interessante para o leitor. Os links internos são elementos que possuem a sua importância para auxiliar os mecanismos de busca a compreender páginas que estão conectadas.

Por exemplo, se durante o seu texto sobre carros esportivos, você fizer uma menção aos valores de carros populares, faça uma linkagem para outro artigo que você tenha produzido sobre os carros populares.

Isso enriquece o seu texto e ajuda os mecanismos de buscas a colocar sua empresa como mais relevante.

Backlinks

Neste tópico, a responsabilidade não está ligada diretamente a você. Os mecanismos de buscas entendem os Backlinks como votos de confiança por parte de outros criadores de conteúdo no seu site. 

Basicamente, os outros sites vão produzir materiais referentes ao seu nicho, e é muito interessante para a sua empresa que eles citem o seu conteúdo linkando ao texto deles.

É nesse momento que entra a sua responsabilidade. Você indicaria outro site no seu texto se ele fosse ruim ou pobre de conteúdo? Com certeza não, né? Funciona da mesma forma para outras pessoas.

Seu conteúdo precisa ser excelente para que outros possam fazer ligação com a sua empresa. Qualidade é melhor que quantidade quando falamos em backlinks, então, você pode buscar parcerias de valor!

Impulsionando a longo prazo

Como falamos algumas vezes, tudo gira em torno de um conteúdo de valor para a sua persona. Você não vai conseguir criar autoridade e ser referência de uma hora para outra, não é mesmo?

Então tenha paciência e trabalhe muito para engajar o seu público. O ideal é que sua marca contrate uma agência de Marketing Digital que possua consultoria em SEO, como a Pixelfy, para que seu esforço seja voltado para outras questões.

Esse artigo mostrou a importância do SEO e algumas técnicas que os profissionais usam no dia a dia, mas a realidade é que para aplicação adequada de SEO, é necessário muito estudo e diversas certificações. Você não deve e não precisa fazer isso sozinho na sua empresa.

Outro ponto que precisa ser levado em consideração, é o fato de que os mecanismos de buscas estão em constante evolução, se modificando o tempo inteiro. 

Isso implica que uma estratégia que funciona hoje pode não funcionar amanhã, destacando a importância de impulsionar sua empresa a longo prazo, respeitando os procedimentos estabelecidos.

Invista em SEO

Acredito que ficou claro que a sua empresa precisa de uma consultoria de SEO. A concorrência nos mecanismos de buscas são imensas e se torna necessário que você tenha todas as ferramentas possíveis para se destacar.

Lembre-se: Quem não aparece, não é visto!

Acreditamos que o seu conteúdo é bom, mas você precisa de organização e planejamento de SEO para que sua marca alcance voos maiores diante de tantas oportunidades no mundo digital.

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