[GUIA 2023] Tudo sobre o e-mail marketing

Nessa leitura, você vai descobrir tudo sobre e-mail marketing em 2023, entender o seu conceito e aprender algumas técnicas para criar estratégias cada vez mais assertivas para o seu negócio.

O e-mail marketing frequentemente aparece em temas de Marketing digital. Ainda que seja uma ferramenta muito eficaz para pequenos, médio e grandes negócios, é comum que apareçam algumas desconfianças quanto a esse tipo de comunicação com os clientes. 

A ligação entre e-mail marketing e SPAM

SPAM e e-mail marketing estão diretamente ligados? A resposta é SIM, caso você não tenha expertise para criar estratégias de e-mail marketing adequadas. Uma estratégia de marketing bem construída, considerando as dicas que vamos te passar adiante, com certeza está fora de perigo.

  • Você não está seguindo as melhores práticas de HTLM
  • Você não tem permissão de seus recebedores
  • Seu conteúdo não está alinhado com a expectativa da audiência
  • Seus títulos são enganosos ou sensacionalistas
  • Você está utilizando palavras chave de acionamento de SPAM
  • Você não tem um link de descadastramento no rodapé do e-mail
  • Você está enviando muitos anexos

Nós sabemos que o seu conteúdo tem valor para a sua persona, e que você só quer enviar a sua mensagem para a pessoa certa, na hora certa e com a linguagem certa. Nesse caso, o envio de e-mails será um bom complemento à sua estratégia de marketing. Vamos entender o seu conceito?

O que é o e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma técnica presente no marketing digital. Ela faz parte de outras diversas maneiras de praticar o Inbound Marketing, ou seja, atrair leads para o seu negócio de forma natural.

Explicando bem resumidamente, o e-mail marketing consiste no disparo de e-mails de forma consistente e organizada, contendo um conteúdo relevante e direcionado para aqueles que, em algum momento da sua jornada de compra, demonstraram interesse no seu produto ou serviço.

O envio dessas mensagens faz com que a prática seja uma ótima opção para se comunicar com o seu possível cliente, sempre com o seu consentimento.

Quais são os benefícios do e-mail marketing?

Vamos ver os motivos para você incorporar agora mesmo o e-mail marketing aos seus processos?

Comunicação direta com a sua persona

Uma estratégia de e-mail marketing lhe permite ter um contato direto com quem, em algum momento, demonstrou interesse no seu produto/serviço. Criando uma estratégia eficiente, estabelecida a partir da jornada de compra desse lead e considerando os pontos que levantamos no início, você terá grandes chances de convertê-lo em venda no futuro.  

Segmentação de mercado

Ninguém quer gastar tempo e dinheiro enviando mensagens que não serão lidas, portanto, segmentar o público é essencial para que você colha os frutos da sua estratégia de e-mail marketing. É possível separar as pessoas por localização geográfica, interesses e até mesmo histórico de compra. Temos certeza de que seus números de clicks triplicarão fazendo uma boa segmentação da sua base e criando e-mails específicos para cada grupo.

Custo-benefício

Vivemos em uma era onde a redução de gastos pode ser o detalhe que manterá o seu negócio de pé. Sendo assim, o e-mail marketing será sua parceira para a economia de tempo e recursos, se tratando de uma técnica que não demanda de um grande investimento e que pode ser automatizada através de plataformas como a RD Station.

A personalização dos e-mails

Cada consumidor tem uma mente, ou seja, a marca tem a liberdade de personalizar os e-mails de acordo com o histórico e preferências de cada indivíduo para potencializar seus resultados em vendas.

Mensuração e análise de resultados

Analisar números e aplicar testes é importante para que o empresário saiba exatamente onde estão os seus erros e acertos. Erradicando o que deu errado e observando o que deu certo, a tendência é que os resultados sejam cada vez maiores.

Modelos de E-mail Marketing

Agora que você já sabe o conceito do e-mail marketing e os inúmeros benefícios, você pode estar se perguntando: “Mas a estratégia funciona mais para vendas ou relacionamento com o cliente?”

A resposta é: para ambos. Para isso existem diversos modelos que você pode ir variando de acordo com o seu objetivo.

E-mail Marketing Promocional

Com esse modelo, é possível realizar o envio de lançamentos de novos produtos ou serviços, informações sobre promoções, ofertas exclusivas ou liquidações que estão ocorrendo no momento.

Lembre-se que você não pode focar apenas na venda, mas em sanar as dores da sua persona e manter um relacionamento pautado na confiança.

E-mail marketing Sazonal

Estar próximo da sua persona, mantendo contato e mostrando preocupação com ele certamente vai criar um sentimento de empatia mútua entre empresa e cliente. Aqui, é muito interessante criar mensagens personalizadas em datas comemorativas, como feriados ou até mesmo o aniversário do lead. O envio de conteúdo que pode ajudar a curar as dores do cliente também é indispensável. É sempre importante deixar claro que a criação de um relacionamento sólido vai te ajudar a fidelizar as pessoas como clientes. 

E-mail de boas-vindas

O e-mail de boas-vindas consiste em uma mensagem enviada a um novo cliente ou assinante. O objetivo é receber essa pessoa com muito carinho logo após a sua chegada.

Você precisa criar um e-mail amigável e carinhoso, para que já seja estabelecido um relacionamento entre a sua marca e o cliente logo no primeiro contato. É sempre importante lembrar do ditado que diz que: a primeira impressão é a que fica.

Newsletters

Esse modelo se baseia no disparo de uma publicação para uma lista de assinantes que escolheram receber as informações. De forma geral, é bastante utilizada por empresas e indivíduos com o intuito de compartilhar atualizações e notícias sobre determinados assuntos.

Conteúdos educacionais, promoções e ofertas e divulgação de eventos, por exemplo, também estão na lista de conteúdos que podem ser utilizados dentro de uma Newsletter.

E-mails para inativos

E-mails para inativos são mensagens encaminhadas para aqueles clientes ou assinantes que não interagem com a sua marca há algum tempo. A intenção com esse tipo de e-mail, é tomar novamente a atenção dessas pessoas que em algum momento, já tiveram contato com a sua marca.

Nesse ponto, a sua marca vai precisar de estratégias específicas para reconquistar aqueles que se tornaram inativos por algum motivo que a sua empresa provavelmente não vai ter como saber.

E-mails para e-commerce

Os e-mails para e-commerce são enviados por lojas online aos seus clientes e assinantes com o intuito de promover os produtos que estão em catálogo, além de incentivar compras através de informações pontuais sobre o que o recebedor da mensagem está vendo.

Essa comunicação é importante pois o que você está oferecendo pode ser o que o cliente esteja buscando naquele momento, e se não for, a sua marca pode criar uma necessidade que ele talvez não soubesse que tinha.

Exemplo de e-mail marketing

Neste ponto da leitura você basicamente já entendeu o que é o e-mail marketing. Mas tudo que é ilustrado, melhora a experiência e entendimento:

Neste exemplo, a RD Station está enviando uma mensagem a um lead que se interessou previamente pelo conteúdo. A mensagem é atrativa e possui uma CTA de destaque, sem fugir do padrão textual no corpo do e-mail. 

No final da mensagem, o responsável pelo e-mail oferece ajuda, mostrando empatia ao lead. 

É importante se atentar que ao oferecer ajuda, a empresa deixa claro que o leitor pode enviar suas dúvidas respondendo àquele próprio e-mail, sem a necessidade de entrar em outro canal ou fazer ligações. 

Isso é fundamental para facilitar a vida do receptor e aumentar o valor percebido pelo cliente. 

Criando a sua campanha

Criar campanhas de e-mail marketing não é uma tarefa simples, requer dedicação e conhecimento do seu público. Aqui vai um passo a passo de como criar uma estratégia de e-mail marketing: 

  • Tenha os seus objetivos de forma clara: Estabeleça o que você quer com a campanha de e-mail marketing. Toda a equipe responsável precisa estar alinhada com a intenção da empresa. 
  • Público-alvo: Uma vez que os objetivos foram traçados, você precisará definir um público específico para que eles sejam atingidos. Transformar público-alvo em persona te dará um melhor direcionamento dos assuntos pertinentes à audiência.
  • Plataformas: Você poderá escolher uma plataforma de automação de e-mail marketing para te ajudar com as tarefas maçantes e repetitivas. A RD Station é um exemplo de plataforma de automação.
  • Conteúdo de qualidade: Como dito algumas vezes acima, é essencial que o corpo de seus e-mails esteja carregado de informações importantes e valiosas para a sua persona, portanto crie um planejamento de conteúdo que faça sentido ao público e ao seu negócio.
  • Personalização das mensagens: Esteja alinhado como cada lead que chegará até você. E-mails totalmente padronizados tendem a entediar o leitor, então crie opções personalizadas. Transformar a experiência em algo exclusivo vai aumentar a empatia entre marca e cliente.
  • Testes e resultados: Por último, mas não menos importante, realize testes para otimizar a estratégia, e claro, faça análises e mensure todos os resultados. Só assim você conseguirá observar o que deu certo, e o que não deu para criar planejamentos mais assertivos.

Taxas de abertura e cliques

Ao criar a sua campanha de e-mail marketing, você certamente deseja que seus destinatários abram as mensagens e cliquem para receber o seu conteúdo ou para realizar uma compra.

Sendo assim, você precisa ter atenção às taxas de abertura de e-mail e cliques. E para isso, também trouxemos algumas dicas para você levar em consideração sempre que for criar seus e-mails:

  • Crie títulos que transmitam a personalidade da sua marca
  • Preze por um formato que seja adequado ao dispositivo móvel, ou desktop se você observar que é o mais acessado pela sua base;
  • Crie um e-mail e faça ajustes para cada segmentação para tornar a sua comunicação mais personalizada
  • Defina o tempo e frequência para entregar o seu conteúdo sem saturar a sua base
  • Procure fazer perguntas incomuns, mas interessantes, que os estimulem a clicar no link. E claro, que estejam ligadas ao tema do seu e-mail.
  • Reenvie os e-mails que não foram abertos com um título diferente
  • Limpe sua lista de e-mails com frequência e tire os inativos

Por fim, você precisa ter atenção à linha de assuntos trabalhada. Ela precisa ser atrativa, e a mensagem precisa ser clara.

É nesse ponto que o receptor da mensagem vai decidir abri-la ou não. Além disso, é importante criar um remetente confiável, de maneira que o receptor saiba que está recebendo uma mensagem da sua empresa.

Ao abrir a mensagem, espera-se que o leitor clique nas suas chamadas. Para isso, será necessário que seu conteúdo seja relevante, que você crie CTAs (Call To Action, ou Chamada Para Ação) chamativas e posicione estrategicamente todos os links no corpo do e-mail.

Conte com profissionais

É possível criar campanhas de e-mail Marketing por conta própria, mas já podemos adiantar que é uma tarefa árdua, e que vai tomar um tempo que você talvez não tenha.

Portanto, recomendamos que você busque ajuda profissional, de uma agência com expertise em entender cada caso e procurar a melhor estratégia de e-mail Marketing.

Mande uma mensagem, teremos o prazer de lhe ajudar a impulsionar o seu negócio através de uma estratégia de e-mail marketing capaz de impulsionar o seu faturamento.

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