Como criar uma Persona para o seu Negócio

Dentro do Marketing Digital existem inúmeras práticas e entendimentos de conceitos que vão definir se uma campanha será funcional ou não. Um dos pontos essenciais que todo empresário ou profissional de Marketing precisar focar é a persona.

Neste artigo, você vai entender o que é e como criar uma persona para o seu negócio.

É muito comum que o público confunda a criação de uma persona com a definição do público-alvo. Essa mistura de conceitos gera um impacto dentro das campanhas de marketing, já que possuem significados diferentes. Portanto, saiba diferenciar e aprenda a criar uma persona.

O que é uma Persona

De forma direta, uma persona é a representação fiel e fictícia de um cliente ideal da sua marca. Criar uma persona envolve muito estudo já que diversos fatores são levados em consideração. Geralmente, os profissionais de marketing são os responsáveis por essa tarefa.

Quando uma empresa cria uma persona, ela passa a entender mais sobre a cultura, costumes, rotina, sonhos e interesses do seu cliente, e isso faz com que o trabalho de marketing seja mais assertivo.

É muito importante que você lembre que a sua persona vai ser criada com dados e pesquisas reais. Não adianta criar uma persona com ideias inventadas e sem fundamentos. Isso só vai prejudicar a sua campanha de marketing.

Quais as diferenças entre Persona e Público-Alvo

Você já entendeu o conceito básico de uma persona, agora, vai compreender a diferença entre persona e público-alvo.

Primeiramente, tenha a consciência de que a persona é algo muito mais completo; no entanto, isso não significa que você não devará criar o seu público-alvo.

O público-alvo consiste em uma parcela maior da sociedade a qual seus produtos ou serviços abrangem. O entendimento do seu público-alvo é tão importante quanto a persona. Confira um exemplo:

Público-Alvo: Homens, de 30 a 50 anos, empresários, com renda média mensal superior a R$8.500,00 que pretendem desenvolver ainda mais seus negócios.

Persona: Anderson, 46 anos, casado, pai de dois filhos e dono do seu próprio negócio. Gosta de viajar com a sua família para o exterior. Profissionalmente, está buscando uma parceria que possa alavancar sua empresa para um patamar mais alto no seu setor.

Como Criar uma Persona?

Como já falado anteriormente, criar uma persona envolve estudos, e apesar de ser uma prática muitas vezes realizada por profissionais, você mesmo pode criar a sua.

Seu trabalho será detalhar todos os dados obtidos em sua pesquisa, a fim de deixar o seu cliente fictício, o mais completo possível.

O primeiro a se fazer, é observar quais os tipos de pessoas que mais interagem com a sua marca nas redes sociais. Provavelmente, são essas pessoas que queremos atingir. Você deverá analisar o perfil desse público e verificar seus gostos pessoais.

Utilize também o banco de dados da sua empresa. Procure por um padrão de pessoas que compram o que você oferece. Esses dados serão utilizados na criação da Persona.

Fatores que você deve levar em Consideração ao Criar uma Persona

Ao realizar o estudo da sua persona, você receberá uma enxurrada de dados. Nem todos são essenciais. Conheça alguns fatores que podem e devem ser levados em consideração ao criar uma persona:

  • Atividades e hobbies que a pessoa tem como lazer
  • Nível de instrução, classe sociais e faixa salarial
  • Quais o tipos de informações que ela consome e quais os veículos de imprensa preferidos
  • Quais assuntos ela busca durante o trabalho
  • Objetivos, sonhos e metas. O que atrapalha a pessoa a atingir o que ela busca.

Vantagens ao Criar uma Persona

Com uma persona bem definida, você inegavelmente terá resultados melhores dentro da sua empresa, com campanhas de Marketing de mais qualidade.

Sua persona vai proporcionar:

  • Mais compreensão: Com tantos dados disponíveis, você vai entender todas as práticas de consumo do seu cliente. Esse entendimento vai deixar você um passo à frente da concorrência.
  • Criação de Conteúdo Personalizado: Não é mistério para ninguém que o mercado consumidor hoje preza por conteúdo personalizado. Seu público não quer apenas comprar, ele quer se sentir dentro de algo maior, sendo assim, personalizar os pontos de contato é imprescindível. Uma persona deixará sua marca mais humanizada.
  • Mais eficiência de Marketing: Com seu Marketing mais eficiente, atingindo as pessoas certas no momento certo, você e sua equipe certamente terá uma economia de tempo e de recursos.
  • Insights valiosos: Entendendo seu público, sua marca terá a oportunidade de enxergar pontos de crescimento que você nem imaginava que poderia atuar.

Crie uma Persona

Você já entendeu o quão importante é a criação de uma persona para a sua empresa, correto? Portanto, não deixe de analisar os dados que sua marca obtém e desenvolva a sua representação fictícia.

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