O que aprendemos sobre Marketing com o filme da Barbie

O mundo da Barbie está oficialmente entre nós com o lançamento bombástico do filme na última semana. Junto do lançamento do longa e do surgimento de trends e conceitos, vieram alguns aprendizados. É sobre o que aprendemos sobre Marketing com o filme da Barbie que vamos falar hoje.

O Lançamento de Barbie

Filmes e séries mexem diariamente com a paixão e com a mente dos consumidores. E quando os lançamentos são de obras que remetem à infância e criam um sentimento de nostalgia, o sucesso esperado é ainda maior.

Foi assim no fim de 2021 com a união dos 3 Homens-Aranha, e com o lançamento de Super Mário no início desse ano, mas em menor escala. Com apenas 1 semana, Barbie já atingiu quase 2 Bilhões de Reais de bilheteria, e segue com previsões de seguir crescendo.

Mas vamos entender direito como o sucesso foi tão grande!

Marketing de Nostalgia

O ser humano tem uma tendência natural a observar aquilo que traz boas memórias. E foi exatamente nisso que a equipe de Barbie apostou. Foram gastos milhões de dólares em divulgação que remetesse o filme à infância de jovens adultos e de adolescentes que em algum momento, já brincaram com as bonecas Barbie no passado.

Para atingir ainda mais o público e conquistar mais engajamento na experiência pós-filme, a Warner apostou em adicionar uma boneca completamente riscada e com cortes de cabelos exóticos, simbolizando exatamente a forma como muitas crianças brincavam com as bonecas no passado.

O filme da Barbie não é uma experiência para crianças. Ele fala de temas atuais como patriarcado e mundo machista, e nesse sentido, rapidamente se tornou viral entre o público feminino que gostava da boneca quando criança.

A Força da Marca

Além da nostalgia criada no mundo inteiro, a Warner sabe exatamente a força que o brinquedo da Mattel possui. E foi por isso, que na estratégia de divulgação, as equipes de Marketing apostaram em subjetividade, mas que funcionou muito bem na mente do público-alvo.

Na imagem acima, bastou um imenso retângulo rosa com a fonte que tanto estávamos acostumados a ver no passado para entendermos que aquilo se referia ao lançamento do filme.

Paralelo à isso, a Inteligência Artificial também foi uma ferramenta de utilização para reforçar ainda mais o fortalecimento da marca. Meses antes do lançamento mundial do filme, os filtros interativos da Barbie inundaram as redes sociais.

Basicamente, cada pessoa poderia se colocar no lugar na Margott Robbie (Atriz que interpretou a Barbie), e adicionar uma legenda, como se fosse um pôster oficial do filme.

As Parcerias Para Fixação

Não dá para ignorar ainda, a forma como a imagem da Barbie cresceu de forma gradativa com a realização de Collabs com outras marcas. As Collabs consistem em colaborações em que ambas as marcas saem ganhando, tanto com divulgação, quanto com lucro.

Collab de Jogos

Em uma parceria com a Microsoft, os carros da Barbie e do Ken já se encontram disponíveis para que os jogadores possam dirigir no game Forza Horizon 5.

Os veículos dos bonecos mais queridos do Brasil certamente impactaram ou impactarão a imensa base de fãs do jogo.

Essa estratégia, no entanto, não é novidade. Há alguns anos, a Marvel investiu pesado em seus personagens dentro do Fortnite, jogo que tinha um Hype imenso na época do lançamento de Vingadores. Naquele momento, o Thanos, vilão histórico e épico dos Vingadores, era o personagem que o público mais queria usar em Fortnite.

Collab de Alimentação

Temos certeza que você viu uma das parcerias de maior sucesso da equipe de Barbie. Certamente Burguer King e Barbie se ajudaram com lucro e divulgação durante o filme.

O BK lançou uma linha de lanche completamente customizado para o lançamento de Barbie. O que mais chamou atenção e foi muito visto dentro de Shoppings Center do Brasil, foi o Milk Shake rosa com a adição de um Donut Rosa em cima. Essa estratégia de Marketing foi essencial para o filme da Barbie.

Afinal, quem não queria se sentir uma Barbie na hora de lanchar no Burguer King. Há aproximadamente 2 anos, Burguer King e Stranger Things faziam uma parceira que também foi muito sucesso.

Collab de Vestimentas

A Forever 21, importante marca no setor de roupas mundial também se aproveitou do lançamento da Warner. A marca criou uma linha de roupas exclusiva da Barbie.

E não apenas isso, replicou a mesma linha dentro do metaverso de Roblox, expandindo ainda mais o nome da Barbie com a utilização de Inteligência Artificial. Roblox é um dos jogos mais utilizados do mundo hoje em dia, sobretudo por crianças.

O Lançamento de Openheimer

Aqui, podemos falar de uma coincidência que também colaborou com a divulgação do filme. Oppenheimer, filme que conta a história do criador da bomba atômica com um elenco estrelado e dirigido por um gênio do cinema, foi lançado no mesmo dia. E qual a relação disso com a Barbie?

Ambos os filmes são completamente opostos, e isso acabou gerando um assunto global em que todos se perguntavam: “Você vai assistir Barbie ou Oppenheimer?”

Ou seja, quando um filme era citado, automaticamente o outro também virava pauta, e isso acabou sendo benéfico aos dois longa-metragem. Méritos também às equipes, que em momento algum se manifestaram contra isso.

Nas redes sociais, surgiram infinidades de memes brincando a aproximação surpreendente de dois sucessos tão diferentes.

Um Sucesso Absoluto

É claro que esse sucesso não teria sido o mesmo se a Barbie não fosse uma marca já reconhecida mundialmente há mais de 60 anos, entretanto, o marketing foi essencial para uma explosão mundial que deixou o filme em alta.

É inegável que todos, inclusive pessoas que jamais brincaram com a boneca, sentiram no mínimo uma curiosidade para assistir ao filme.

Portanto, devemos sempre observar o que a equipe de Barbie fez e entender como aula de como fortalecer ainda mais uma marca já consolidada, sobretudo atingindo a nostalgia.

Barbie é uma verdadeira lição de Marketing para qualquer marca que busca crescimento.

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