As Principais Tendências de Marketing de Conteúdo em 2023

O mercado mudou e o consumidor tem se tornado cada vez mais exigente na medida que novidades surgem. Na mesma proporção que o público se torna mais criterioso, temos o aumento de tecnologias que podem se tornar verdadeiras aliadas às empresas que pensam todos os dias em como conquistar novos clientes e em como manter o relacionamento com os antigos.

As marcas, paralelamente às agências de marketing, têm se esforçado muito para se adequar às novas tendências e ao novo modelo de consumo. Contudo, uma das estratégias de marketing que tem alcançado melhores resultados nesta geração mais engajada é o Marketing de Conteúdo.

O que é Marketing de Conteúdo?

A melhor definição de marketing de conteúdo é do estadunidense Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute, que diz: “Marketing de conteúdo é o processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados para seu cliente”. Esse método de marketing se baseia na formação de um público fiel por meio da criação e compartilhamento de informação relevante e consistente.

O conteúdo é produzido pelas marcas e agências visando aproximar-se do cliente, sanar dúvidas e dar dicas sem intenção comercial direta, e sim educacional. Eles podem ser em diferentes formatos, tanto off-line (revistas impressas, eventos presenciais…) como on-line (vídeos, white papers, ebooks, posts, guias, artigos, webinars…). 

Agora que você já entendeu o que é o marketing de conteúdo, é comum que surjam dúvidas sobre qual melhor estratégia de marketing para usar na sua empresa, ou qual conteúdo usar para atrair mais clientes. Pensando nisso, nós da Pixelfy escrevemos este artigo para destacar as principais tendências de Marketing de Conteúdo em 2023 e ajudar a sua empresa a conseguir mais clientes e melhorar o relacionamento com eles.

O Marketing não é mais o mesmo

O tempo em que éramos “forçados” a assistir propagandas na televisão já passou. E ainda que existam pessoas que continuem prestando atenção em tudo que veem na televisão convencional, os hábitos hoje são completamente diferentes.

O avanço da tecnologia permitiu que as pessoas tenham o poder de assistir o que quiserem, na hora que quiserem e onde quiserem, bastando um celular com acesso à internet.

Isso obviamente mudou a forma de fazer propaganda e o Marketing de conteúdo se tornou obrigatório para os anunciantes. Por isso, confira a seguir quais são as principais tendências de Marketing de Conteúdo para 2023.

Quais são as tendências de Marketing de Conteúdo para 2023? 

A experiência como um todo

É claro que o foco de uma marca é vender, mas não pode ser somente isso. As empresas precisam estar focados também na experiência do seu cliente no decorrer de toda a jornada de compra. Clientes satisfeitos tendem a compartilhar com seus amigos e familiares a boa experiência que tiveram, gerando um conteúdo de publicidade gratuito para a sua marca.

Conteúdo interativo 

Mesmo que já utilizado há algum tempo, os conteúdos interativos seguem em alta e como tendência para esse ano. Questionários, gráficos e amostras de dados são muito interessantes pois afetam o visual do público com uma experiência que se bem feita, pode se tornar única.

Marketing Multicanal

A tecnologia cresce para que o usuário esteja em todos os lugares da Internet. Isso significa que você também precisa estar em todos os canais online. Nesse ponto, Automação de Marketing realizada por agência de marketing, como a Pixelfy, é uma estratégia essencial para que você tenha eficiência em todos os segmentos e canais.

Inteligência artificial (Voice Search)

Voice Search é uma ferramenta muito interessante para promover a sua marca em 2023. Com o intenso crescimento das assistentes por voz, vem se tornando muito importante que as marcas otimizem os seus conteúdos para serem encontrados por meio desses mecanismos. A Inteligência Artificial é, e seguirá sendo por um bom tempo, uma das principais tendências de Marketing de Conteúdo.

Marketing Conversacional

Os Chatbots surgiram para facilitar os trabalhos de perguntas e respostas das empresas, mas eles podem ser usados para muito mais do que isso. É possível criar interação e fazer com que os robôs ofereçam produtos e serviços com uma linguagem alinhada ao que o cliente está falando naquele momento.

Newsletter Interativa

O público consumidor gosta de se sentir parte daquilo que está lendo, portanto, as novas Newsletter interativas podem trazer esse lado mais interativo. Com o público selecionando o que ele gostaria de receber, a abordagem torna-se muito mais exclusiva à cada indivíduo. Essa estratégia também funciona para que os produtores de conteúdo tenham mais insights sobre cada respondente das Newsletter que eles enviam.

Podcasts

Os podcasts são produtos de alta acessibilidade e que podem ser realizados de forma simples. Para iniciar, basta uma mesa com microfones para que você comece a gerar conteúdo e construa seu caminho para ser uma autoridade no seu nicho. Os podcasts podem ser uma ferramenta poderosa para gerar tráfego ao seu site ou rede social.

Tráfego pago pelo Tik Tok

O Tik Tok é umas das plataformas que mais crescem no mundo. Investir no aplicativo se tornou lucrativo dependendo do seu público alvo. É importante ressaltar que o conteúdo precisa gerar valor e estar alinhado com o que a plataforma oferece. 

Palavras chaves em imagens

Em 2023, segue em alta a possibilidade de gerar tráfego orgânico para seu blog através de palavras-chaves em imagens. isso se dá por meio das legendas das imagens que podem levar alguém que está pesquisando algo no Google Imagens ao seu blog.

Conteúdos em vídeo

Os conteúdos em vídeo são sempre relevantes. Em 2023, isso não mudou. Estima-se que os vídeos têm 50 vezes mais chances de serem ranqueados de forma orgânica pelo Google em relação às produções textuais. Portanto, criar conteúdo de vídeo segue sendo tendência no mundo do Marketing Digital.

Os resultados para a sua empresa

Acompanhar os avanços da tecnologia é uma lei dentro do mundo do Marketing Digital. É importante que a sua empresa se adeque às tendências no ano de 2023 para que as vendas e conversões estejam em alta.

A modernidade chegou, e o mercado não perdoa os que ficam parados no tempo. Esteja sempre ciente das novas tecnologias, aplique-as e busque onipresença no universo digital. 

Tenha em mente que expandir seus negócios online, vai gerar mais leads e mais tráfego para a sua empresa. Esteja pronto para atender a todos os possíveis clientes. 

A automação de marketing é fundamental para o crescimento da sua empresa, e caso precise de ajuda para crescer sua empresa no mundo digital, a agência Pixelfy possui a tecnologia e os profissionais necessários para ser a sua parceira.

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