Otimização de imagens para melhorar o SEO do seu site

A otimização de imagens para SEO precisa ser uma meta para alcançar o grande objetivo, que é estar no topo do Google. Isso se dá pela razão do Google ser o principal mecanismo de busca do planeta. 

O grande objetivo é ser visto. Ser notado pelo público consumidor é essencial para o crescimento da sua marca. Seus concorrentes já estão buscando todas as ferramentas e técnicas necessárias para estar na frente e você não pode ficar para trás.

Ao falar em mecanismos de Google, estamos falando em SEO, e, vamos tratar especificamente sobre otimização de imagens para melhorar o SEO do seu site, e gerar mais tráfego para sua empresa.

O que é SEO?

De forma geral, o SEO (Search Engine Optimization), que em português significa Otimização dos Mecanismos de Busca, se trata de um conjunto de técnicas e estratégias que tem como foco, melhorar o posicionamento de um site ou blog nos mecanismos de buscas, como Google e Bing, por exemplo. 

O Conceito de SEO, está muito atrelado à técnicas de digitação e palavras-chave de forma textual, mas o que algumas pessoas talvez não saibam, é que é possível ranquear melhor o seu site usando o SEO em imagens.  

SEO para imagens: Como melhorar o seu site

Estima-se que 1 em cada 3 buscas na Internet são feitas pelas imagens, ou seja, existe um mundo em potencial de tráfego na rede que pode ser conquistado por meio do Google Imagens. Caso seu site esteja em ordem e preparado, seus resultados podem melhorar assustadoramente.

Isso ocorre, sobretudo, por conta de uma mudança no perfil do mercado consumidor. O público não busca mais a leitura de enormes blocos de textos. 

As imagens tomaram um espaço importante dentro de artigos, e otimizar essas imagens para o Google imagens, gera diversos benefícios para o seu site, como:

Carregamento do seu site

Diante de uma sociedade focada no agora e tão dinâmica, tornou-se essencial que os sites busquem velocidade de carregamento. Ninguém vai permanecer no seu domínio se seu site for lento. Isso estraga a experiência do usuário.

Você deve apostar em imagens que trazem leveza ao site, o que faz com que os visitantes se sintam melhor. Isso é muito bem visto pelo Google, gerando um ranqueamento mais alto.

Conteúdo viral

Como falado acima, o público não busca mais as leituras de enormes blocos de texto. Estima-se que os blogs ou sites que se atentam ao SEO através de imagens, possuem 650% mais engajamento do aqueles que utilizam apenas palavras em seus artigos.

Para que o seu conteúdo viralize, é necessário que sua imagem apareça como um dos destaques no Google Imagem, e é nesse momento em que entram as técnicas de SEO para imagens.

Como otimizar as suas imagens

Certo, à essa altura você já entendeu que o SEO é muito mais do que apenas técnicas textuais, e viu que através das imagens, seu conteúdo pode viralizar e gerar mais tráfego para a sua marca.

Mas agora você deve estar se perguntando: “Como otimizar minhas imagens?

Vamos lá, siga com a sua leitura que vamos te ensinar! 

Nome do Arquivo

Certo, esse é o primeiro ponto que você deve prestar muita atenção ao iniciar o seu trabalho de otimização de imagens. 

O nome do arquivo precisa ser legível para que os robôs dos mecanismos de buscas possam entender da melhor forma o contexto da sua imagem. Para realizar esse processo, se coloque no lugar do algoritmo. 

Qual dos códigos de imagens seria mais fácil de entender: “IMGG006.JPEG” ou “carro_de_corrida_amarelo.jpeg”? 

Repare que ao ler a segunda opção, você consegue inclusive imaginar o conteúdo da imagem sem ao menos ter visto. Se é mais fácil para você entender, vai ser mais fácil para o Google também. 

Outro detalhe muito importante para a otimização do site é incluir o nome do seu negócio e a palavra-chave daquele artigo. Nesse artigo, por exemplo, o ideal seria salvar as imagens como “agencia-pixelfy-otimizacao-de-imagens-para-melhorar-o-seo-01” e utilizá-la como padrão para as demais imagens deste artigo. 

Não seja aleatório

No meio digital, você precisa ser assertivo para que os mecanismos de buscas possam compreender melhor as suas produções. Portanto, nada de colocar imagens aleatórias no seu texto buscando atingir mais públicos diferentes. 

Isso vai prejudicar o seu trabalho e atrapalhar a otimização de imagens para SEO. 

Busque colocar imagens que se assemelham o máximo possível daquilo que você está falando em determinado parágrafo. 

Os mecanismos de buscas possuem a capacidade de fazer uma análise e entender se a imagem tem relação com o parágrafo ao qual ela está sendo atrelada.

Tamanho da imagem

Como já mencionamos no artigo, o carregamento de um site é fator determinante se o usuário fica na sua página ou não, portanto, você deve se atentar ao tamanho das suas imagens. 

Imagens leves são melhor ranqueadas que arquivos pesados que influenciam no carregamento da página e consequentemente, na experiência do usuário. 

Existem diversas plataformas online, como a jpeg.io e o kraken.io, que fazem o trabalho de redução de peso das suas imagens. 

URL da sua imagem

Estruturar a sua URL é fundamental também para imagens. Você deve organizar a URL dos seus arquivos em formato de imagem de forma concisa e organizada, para que ela faça uma comunicação rápida com o usuário.

Imagens responsivas

Não é mistério para ninguém que os dispositivos móveis estão se apropriando rapidamente de todo o mundo digital. 

Os mecanismos de buscas dão prioridade para imagens responsivas, ou seja, aquelas que performam tão bem nos desktops e notebooks quanto nos smartphones.

É necessário que a sua empresa esteja engajada em buscar imagens que sirvam para ambos os tipos de dispositivos. Esse ponto não é importante somente para imagens, seu site inteiro deve ser otimizado para funcionar em dispositivos móveis sem a perda de experiência para o usuário.

Formato da sua imagem

Formatos como Raw e TIFF não são exibidos pelo Google imagens. Os mais comuns são JPEG e PNG. No entanto, para artigos, recomenda-se a utilização do JPEG, que desempenha uma função melhor no SEO por ser mais leve.

Com a utilização dessas poucas técnicas, já é possível que o ranqueamento das suas produções melhorem, mas precisamos te informar que existem muitas outras técnicas e ferramentas, como SafeSearch, Sitemap de imagem e metadados da imagem.

Unindo todos esses ajustes você conseguirá transformar as suas imagens em elementos poderosos para aumentar o seu engajamento online e potencializar suas conversões.

Não hesite em buscar ajudar

Nós sabemos, o conteúdo desse artigo pode ser bastante abstrato. E sim, é bem difícil de aplicar aos seus negócios de forma com que performe da maneira correta. 

Por fim, nossa sugestão é: Invista em consultoria de SEO.

Aqui na Pixelfy, praticamos o SEO por meio de especialistas certificados, além de termos toda a tecnologia e os profissionais certos para fazer a consultoria de SEO ideal com o intuito de fazer a sua empresa crescer através do Google Imagens

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