Marketing de conteúdo: Como utilizar essa estratégia para crescer a minha empresa

O Marketing de conteúdo faz parte do Marketing Digital, que por sua vez já deixou de ser apenas um investimento a mais no orçamento das empresas. Atualmente, ele se tornou indispensável para marcas e empresas que desejam crescer em diferentes segmentos.

Estar na Internet é obrigatório para que você se desenvolva na sua área e possa atrair mais clientes. A questão hoje, é: como ser visto na Internet?

Para responder essa pergunta, temos que entender o que é o Marketing de Conteúdo!

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma estratégia na área do Inbound Marketing que tem como foco atrair mais clientes e aumentar o engajamento da sua marca. 

O Marketing de conteúdo se dá por um processo de criatividade, e é muito mais efetivo quando pensado por uma agência de Marketing Digital, que certamente vai fazer a sua empresa crescer.

De forma geral, a produção de conteúdo precisa ser voltada para a sua persona, para que a relação entre cliente e marca seja a mais próxima possível. Seu objetivo será gerar, atrair e alimentar os seus leads com conteúdo relevante para que o valor da sua marca perante o consumidor, aumente. 

Paralelo ao surgimento do Marketing de Conteúdo, ganhou importância o conceito de que o foco não deve ser o seu produto, e sim o cliente. Basicamente, estamos falando em mostrar para o leitor, um problema que talvez, ele ainda nem saiba que existe, e que seu produto pode resolver.

Como fazer Marketing de Conteúdo?

Se você acredita que está produzindo Marketing de Conteúdo ao postar um ou dois textos por semana, de forma aleatória, você está completamente enganado. 

Para gerar resultados e crescer a sua empresa, é necessário que você tenha planejamento. Essa palavra é fundamental pois o Marketing de Conteúdo pode ser maçante, mas é necessário que haja constância

Você pode produzir de diferentes maneiras. O material pode ser textual, como através de artigos, por exemplo. Visuais, por meio de vídeos e imagens ou até mesmo de forma mais interativa, como por exemplo através de realidade virtual e conteúdo de interatividade.

Qualquer forma de gerar conteúdo de qualidade para a sua persona é válida desde que esteja alinhado ao seu perfil, mas é sempre bom seguir as tendências do mercado.

O Marketing de Conteúdo realmente funciona para o crescimento da minha empresa?

Sem dúvidas.

O Marketing de Conteúdo vai atrair visibilidade para a sua marca através da geração de leads. 

Nutrir os seus Leads deve ser o seu foco para que por meio de um relacionamento com o consumidor, sua vendas aumentem, seus clientes se tornem fiéis e a sua empresa cresça.

Estima-se que 70% dos consumidores têm a preferência por conhecer uma marca por meio de um artigo, e não em qualquer outra forma de publicidade, provando que a estratégia de produção de conteúdo funciona para as empresas.

Além de tudo isso, o Marketing de Conteúdo permite à sua equipe de Marketing, que os resultados sejam mensurados. Sua empresa terá acesso a dados valiosos que podem se tornar insights.

Você precisa entender que o crescimento da sua empresa depende de análise de estatísticas, para que se tenha entendimento de quais tipos de Marketing de Conteúdo estão funcionando, e quais estratégias você deve abandonar.

De que forma o Marketing de Conteúdo vai ajudar minha empresa

Você verá um grande impacto no ROI (Retorno Sobre Investimento) da sua empresa. Aplicando o Marketing de Conteúdo, sua marca terá melhores resultados gastando menos.

Esse processo pode se dar através de diversas formas. Blogs, produções de vídeo, podcasts, Webinars e E-books, são apenas alguns dos principais exemplos.

O importante aqui, é produzir um material que seja rico em conteúdo para que o visitante do seu site ou rede social, interaja com o que foi produzido.

Com um bom material, sua empresa pode começar a ser reconhecida como uma autoridade no nicho em que atua, além de gerar um tráfego qualificado e educar o público-alvo com informações precisas acerca do tema que eles estão buscando aprender mais.

Produzir conteúdo de relevância para o seu público, de forma geral, não é um investimento caro. É necessário que se tenha disposição para que a produção seja constante e de qualidade.

Para pequenas empresas, o investimento em produzir conteúdos de qualidade, pode ser a virada de chave para atrair uma base sólida de clientes. 

Com as técnicas corretas de SEO, por exemplo, a sua empresa pode aparecer ao lado de uma gigante do seu segmento na primeira página do Google através de busca orgânica.  

Como facilitar o seu trabalho

Gerar tanto conteúdo em diferentes plataformas não é uma tarefa fácil. Mas quem disse que você não pode pedir ajuda?

A RD Station é líder no mercado de automação de marketing e é parceira de agências como a Pixelfy, uma agência de marketing digital 360º que está pronta para te ajudar com o trabalho repetitivo de produção de conteúdo. 

Produza Marketing de Conteúdo

Após tudo o que você leu, você deve ter chegado à conclusão de que você precisa iniciar um plano de Marketing de Conteúdo

O novo mercado de consumo busca conteúdo. Então gere conteúdo! Entregue valor de verdade aos seus possíveis clientes.

Fortaleça a sua identidade e seja a resposta para as perguntas do seu público!

Gostou? Compartilhe: