Site ou Landing Page: Quando utilizar cada uma?

Dentre tantas ferramentas no Marketing Digital, aparecem a Landing Page e o Site como duas das principais. Apesar de possuírem algumas semelhanças, são utilizadas para objetivos diferentes

Uma marca pode aproveitar de um site para produzir os seus conteúdos e usar landing pages para atrair tráfego como estratégia de Inbound Marketing

É claro que para entender quando utilizar um ou outro, é importante saber corretamente os seus conceitos e se aprofundar um pouco mais em cada uma delas. 

Sites

Os sites possuem outro direcionamento e são mais completos do que as Landing Pages. Aqui, o objetivo é fornecer mais informações sobre a sua marca.

No site, haverá tudo o que o visitante precisa saber sobre os produtos ou serviços que a marca oferece. 

O relacionamento com o cliente também é bastante abordado no site. As empresas podem se comunicar, responder perguntas e sanar dúvidas dos leads. 

Os sites têm muita importância também para que você possa acessar os seus resultados e mensurá-los. Com números e estatísticas disponíveis para análise, você pode rever os pontos fracos que deram errado e aprimorar ainda mais onde você acertou.

Saber onde geralmente o seu visitante clica e o que ele gosta de ler sem dúvidas vai melhorar os seus resultados.

Presença Online

No geral, os sites servem para publicação de conteúdo de qualidade, para que os visitantes estejam sempre por dentro do assunto que a marca trabalha e como ela será capaz de solucionar as dores na vida de cada um deles.

Ao ter o domínio de um site, a empresa mostra autoridade no tema que trabalha. É comum que, antes de adquirir um produto ou serviço, as pessoas pesquisem no Google sobre aquilo, e quando encontram um site que é referência, tendem a buscar mais informações dentro dele, e o fixam como local de aprendizado.

Com um SEO (Search Engine Optmization ou Otimização de Mecanismos de Buscas) inteligente e bem estruturado, seu site pode aparecer na primeira página do Google, ganhando notoriedade e muitas visitas de forma orgânica

Outra opção, é gerar visitas no site através do tráfego pago. O Google ADS é excelente para que o seu site apareça no topo do Google e você consiga ainda mais visitantes.

Landing Page

As landing pages são indicadas para quando uma empresa deseja que o visitante tome uma atitude específica. Como seu próprio nome diz, funcionam como páginas de captura. Essa ferramenta de Marketing, diferentemente do site, precisa ter o mínimo de distrações possíveis para o visitante.

A ideia, é que o possível lead acesse a página, preencha um formulário e clique no CTA (Call To Action ou Chamada Para Ação). Necessita ser simples e sucinto, uma vez que cada elemento posicionado de forma equivocada poderá fazer com que o visitante se perca antes de converter.

Foco na persona

A criação de landing pages também permitem uma personalização do conteúdo para cada tipo de persona.  Uma vez que a marca estudou o seu público-alvo e já tem definido todo o seu objetivo, é possível criar as páginas de captura de maneiras criativas adequadas às dores da sua audiência. 

Esse método de utilizar a personalização de conteúdo é importante, uma vez que cria laços entre empresa e o visitante. Além de servir como uma ótima primeira impressão para o seu consumidor final.

Automação para Landing Pages

É claro que o processo de personalizar cada landing page e direcioná-las para públicos específicos é um processo demorado e que requer muito cuidado e estudo. 

Para ajudar, existem empresas especialistas em automação de Marketing também voltadas para o Inbound Marketing. A Pixelfy utiliza a RD Station para criação de Landing Pages e recomenda para os seus projetos de Marketing Digital. Desde 2011 no setor e uma das lideranças na América Latina, a empresa é referência nessa parte da comunicação.

Utilize as duas ferramentas

Você viu que tanto os sites quanto as landing pages possuem as suas próprias vantagens. Então por que não utilizar os dois? Existem diversas maneiras de se fazer Marketing Digital, e o incrível é que você não precisa necessariamente escolher uma delas. Dá para usar todas, depende dos seus objetivos!

Você pode inclusive, oferecer conteúdo de qualidade numa landing page para atrair mais tráfego ao seu site e fazer com que os leads vejam seus serviços, seus produtos e seu conteúdo.

Uma landing page levando ao seu site, vai mostrar que você tem autoridade naquele assunto.

Não há certo ou errado

Você só vai estar cometendo um erro se deixar de aplicar as técnicas que estão disponíveis para que sua marca cresça, tanto de forma pessoal quanto profissional.

Lembre-se: ao realizar um teste e ele não funcionar como imaginava, você pode utilizar todo o aprendizado para criar outras cada vez mais eficientes.

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