Emojis em E-mail Marketing: Como utilizar para melhorar a sua taxa de abertura

Você também adora utilizar emojis nos seus e-mails marketing? 🤩🥳😺

O tempo inteiro surgem novas ferramentas e estratégias focadas no Inbound Marketing. E nesse universo de concorrência extrema, os profissionais de marketing viram nos emojis uma boa oportunidade de chamar atenção e melhorar as taxas de abertura de e-mail marketing.

Portanto, hoje aprenderemos a utilizar emojis da forma correta no seu e-mail marketing.

Você já deve ter ouvido falar em e-mail marketing e o quanto essa prática é importante dentro do funil de vendas no Marketing Digital, certo?

O fato é que a estratégia é realmente funcional, sendo, inclusive, utilizada pela grande maioria das empresas de pequeno, médio e grande porte.

Com a adição dos emojis, os e-mails se tornaram ainda mais atrativos, criando uma sensação na mente do consumidor que vamos explicar melhor no decorrer do artigo. Por hora, vamos entender o que é e-mail Marketing.

O que é o e-mail marketing?

E-mail marketing consiste em uma ferramenta de Marketing Digital que atua no relacionamento da sua empresa com leads que já chegaram até sua base de dados.

Por meio dos e-mails, sua marca pode fazer contato e oferecer seus produtos ou serviço. O objetivo é criar um elo de confiança entre marca e consumidor, construindo autoridade ao mesmo tempo que nutre o público com informações. Ao fim da estratégia, o lead deverá ter um apreço pela sua marca, mesmo que eventualmente não se torne um cliente.

De forma geral, os e-mails serão aqueles promocionais, onde você divulgará seu serviço ou alguma oferta. Existem também os e-mails sazonais, que são enviados com o único intuito de fortalecer o relacionamento entre a sua marca e o lead.

Leia: Tipos de e-mails, e suas funções em uma estratégia de e-mail marketing

O que podemos resumir é que os e-mails constituem uma das práticas mais utilizadas e eficazes do Marketing Digital, e os emojis te ajudarão a ter um bom desempenho com essa estratégia.

Onde Usar os Emojis no E-mail Marketing

Geralmente, utilizamos emojis no assunto de cada e-mail e no corpo textual da mensagem. Vamos explicar melhor cada um deles.

Assunto do E-mail

De acordo com uma pesquisa feita pela Experian, 56% das marcas que usaram os emojis, obtiveram uma porcentagem maior na taxa de abertura.

O assunto é uma das etapas mais importantes de uma estratégia de e-mail marketing, pois será o primeiro contato do lead com o seu conteúdo. Caso o assunto não atenda às expectativas do público, esse material que você dedicou tanto tempo para fazer não será aberto, e você não quer isso, correto?

Para evitar essa situação, você deve fazer uma pesquisa para entender quais emojis combinam melhor com o teor daquele e-mail. Lembre-se que o emoji serve para captar a atenção, mas captar a atenção quer dizer SIM, utilizar emojis, mas que façam com aquela comunicação.

Corpo do E-mail

Você também pode utilizar os emojis dentro do corpo do e-mail. 😉

O corpo do e-mail é aquela área que surge assim que o destinatário abre a mensagem. Seu intuito aqui é fazer com que ele realize uma ação, portanto, escolha bem a abordagem e se achar necessário, utilize também os emojis.

Os emojis fazem com que a sua mensagem fique amigável, e o tom do e-mail mais informal e descontraído.

Isso é positivo, mas precisa ser avaliado pensando no seu objetivo com a estratégia.

O público se sente mais atraído por abordagens mais humanizadas, e é exatamente essa sensação que os emojis criam na mente do consumidor. Ao utilizar os recursos animados, o lead começa a enxergar você com outros olhos.

Lembre-se, se você quer passar um ar de autoridade e profissionalismo, encher a caixa de entrada do lead com emojis aleatórios talvez não seja uma estratégia eficaz. Tudo é questão de análise e muito teste.

O que não fazer no seu e-mail

A estratégia em si pode parecer simples, mas requer cuidados já que um emoji com uma interpretação errada pode destruir a imagem de um negócio. O ideal, é realizar testes em uma base de receptores menor, escolhendo os emojis com cuidado durante o processo.

Outro cuidado que você precisa ter é se os emojis estarão visíveis em todas as plataformas, caso contrário ele será trocado por um ponto de interrogação, um quadrado preto ou qualquer outro símbolo neutro e sem sentido.

Leia: Descubra como fazer testes A/B de e-mail marketing

Por fim, uma dica para não ocorrer deslizes é procurar saber a definição de cada emoji antes de postá-los. No EmojiPedia, por exemplo, você tem a definição de cada um deles.

Sua taxa de abertura de e-mails certamente vai aumentar caso os emojis sejam empregados da maneira correta.

Faça Uso, mas com Moderação

Lembre-se que a utilização dos emojis é uma estratégia que precisa ser estudada e testada, para então ser aplicada de forma mais contundente.

Mas se quiser poupar seu tempo, e deixar a estratégia na mão de quem entende do assunto, nós da Agência Pixelfy estamos prontos te auxiliar.

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