É inegável que o e-mail marketing é uma das estratégias mais eficazes e que recebe mais investimento dentro do Inbound Marketing. Entretanto, praticar e-mail marketing não é uma tarefa para amadores.
Dentre tanto estudo e dedicação, é necessário realizar alguns testes e é por isso que hoje, você vai aprender como criar testes A/B para e-mail marketing.
Os testes desempenham um papel fundamental em todos os processos de marketing, uma vez que as estratégias se tornam eficientes à medida que analisamos os números.
A ideia é entender o que funciona, e o que não funciona para criar um plano de ação que traga resultados significativos com seus e-mails marketing.
O que são testes A/B
A estratégia consiste em criar dois formatos diferentes de um mesmo e-mail, e enviar para uma parcela da sua base de contatos. O objetivo é observar qual das opções tem um resultado mais satisfatório, seja de abertura, cliques, ou o que você estiver medindo na estratégia.
Muitos podem acreditar que os testes A/B servem apenas para testagem de conteúdo, mas isso não é verdade. Profissionais de Marketing e empresários utilizam os testes A/B para avaliar tudo dentro de um e-mail marketing, desde cores, imagens, horários e até mesmo a localização dos CTAs do e-mail.
Dicas para utilizar o teste A/B
Hoje, você vai conhecer algumas dicas importantes tanto para análise de cliques dentro do seu e-mail marketing e também para análise de abertura de e-mails.
Teste A/B para análise de clique
Para que sua estratégia de e-mail marketing funcione, não basta que o e-mail seja apenas aberto, você deve elaborar estratégias para que tudo nele seja convidativo com o intuito de que o leitor realize a ação que você deseja.
Para isso, os testes A/B podem ser aplicados de diferentes maneiras.
- Variação de CTA: Faça testes com cores diferentes, fontes distintas e faça constantes alterações no conteúdo textual do CTA. Escolha os elementos que tiverem os melhores desempenhos.
- Posição do CTA: Descobriu o formato ideal com o texto perfeito. Faça testes da posição do CTA. Ele pode ser inserido logo no início do seu e-mail, no meio ou no final, por exemplo.
- Comprimento do Material: O melhor conteúdo para o seu caso, pode ser bem curtinho, ou extenso. Como você vai descobrir, fazendo os testes A/B.
- Personalização do Conteúdo: Faça a testagem do impacto que a personalização pode oferecer ao seu e-mail. Compare e-mails personalizados com aqueles mais genéricos e veja os resultados finais dos testes.
Teste A/B para análise de abertura
Tão importante quando tomar uma decisão dentro do seu e-mail, é o ato de propriamente abrir a mensagem. Você precisa se atentar a tudo que será a primeira impressão do leitor com o seu e-mail. Temos alguns exemplos de testes A/B que você pode fazer para analisar abertura de e-mail.
- Assunto do E-mail: Esse é um momento muito delicado na sua estratégia de e-mail marketing. O assunto é o primeiro contato entre a sua empresa e o seu destinatário, portanto, ele necessita estar impecável. Recomendamos muito os testes A/B no assunto dos e-mails para que você entenda qual deles possui uma maior taxa de abertura. Isso faz a diferença na sua renda no final das contas.
- Remetente do E-mail: Faça testes com o que estará no remetente do seu e-mail. Alguns públicos aceitam melhor o nome de uma pessoa física, outros preferem ver o nome da empresa a qual está se comunicando. Você vai descobrir a preferência do seu público realizando testes A/B.
- Horário e dia de envio: Não é todos os dias que sua mensagem vai funcionar, e também pode não ser em qualquer horário, portanto, realize testes para entender os melhores horários do seu público.
- Pré-visualização de conteúdo: É muito comum que seu lead faça uma pré-visualização do conteúdo que está prestes a abrir. Caso ele se interesse, sua mensagem será lida, mas existe a possibilidade da prévia não agradar. Portanto, lembre-se de pensar em diferentes formas de pré-visualização com o intuito de acertar em cheio naquela que mais chama atenção do seu leitor.
Quais erros você deve evitar no seu teste A/B de e-mail marketing
A partir do momento que você perceber a importância dos testes A/B, você irá implantar em seus processos para alavancar seus resultados. Isso é excelente, e para te ajudar, elencamos alguns cuidados que você deve ter a fim de evitar transtornos na sua estratégia.
- Testagem de mais de 1 elemento em uma única vez: Tome cuidado com os testes, você pode ter várias ideias de como melhorar as suas conversões, entretanto, deve se preocupar em testar um elemento de cada vez. Testar diversas formas e elementos em uma única vez, fará com que nem você saiba qual a fórmula que desempenhou um melhor papel, fazendo você perder tempo.
- Verificação Acelerada: Com o objetivo de conseguir resultados mais cedo, você pode acabar acelerando a análise dos números, no entanto, aquilo não passa de algo superficial ainda em desenvolvimento. Preocupe-se em passar pelos processos de forma natural e dando tempo ao que precisa ser feito. Não tente encurtar um teste A/B já que no final, você pode desperdiçar horas preciosas do seu dia.
- Amostra Pequena: É claro que você não deve fazer testes A/B com toda a sua lista de e-mail, contudo, não deve pegar os resultados de uma amostra pequena demais e levar as informações como certeza. Busque um número significativo da sua lista de e-mails para fazer os testes e então aplique as melhores performances como sua estratégia.
Por que Devemos Fazer Testes A/B
A resposta é simples: otimizar performances.
É lógico que você busca aumentar sua renda e gerar mais resultados. Toda empresa visa lucro e isso é natural.
E como estudante, empresário ou profissional de Marketing, você sabe que todas as decisões que são tomadas baseadas em dados são mais eficazes do que as ações aleatórias.
No Marketing Digital, os testes A/B consistem em algo que não há escolha. Você precisa testar para obter o melhor daquilo que você busca.
Sua equipe precisa avaliar todos esses pontos, criar testes A/B e disparar ao grupo de testagem. Após analisar os números, definir a estratégia que será colocada em jogo para valer.
Garanta Economia
Podemos falar ainda sobre a economia que você terá ao realizar testes A/B.
Ao adotar estratégias completamente aleatórias, você certamente investirá de maneira caótica em algo que provavelmente não vai funcionar, além de perder tempo com as ações.
Os testes garantem a você, a oportunidade de investir corretamente naquilo que deu certo, além de ajudar você a economizar o seu precioso tempo.
Invista em Marketing Digital
Aplicar o e-mail marketing e os testes A/B sem o devido estudo e formação pode ser difícil. É claro que você pode aprender, mas no geral, as empresas investem em agências especializadas para que possam focar suas atenções em outras áreas da empresa.
A Pixelfy é especialista em Inbound Marketing e possui uma vasta experiência em e-mail marketing e aplicação de testes A/B. Diversos clientes contemplaram nossa parceria com resultados melhores e recomendaram-nos com sucesso.
Nunca esteja atrás da sua concorrência. Invista imediatamente em Marketing Digital e veja a sua empresa crescer de verdade.