10 Dicas para criar e-mails atrativos e com altas taxas de abertura

O e-mail marketing é uma das estratégias de Marketing Digital que mais trazem resultados, mas que é pouquíssimo explorada. Sua taxa de efetividade é alta e gera resultados verdadeiramente positivos quando empregada da forma correta. Sendo assim, hoje você recebe 10 dicas para criar e-mails atrativos e com altas taxas de abertura.

Como gerar resultados com seus e-mails marketing?

Se você possui conhecimento em Marketing ou pelo menos alguma compreensão de e-mail marketing, entenderá que a taxa de abertura desempenha um papel fundamental na obtenção do sucesso de uma campanha. Geralmente, você só consegue uma boa taxa de abertura de e-mails quando ela é criativa e de fato chama a atenção do destinatário.

Então vamos aprender 10 dicas para criar e-mails atrativos e com altas taxas de abertura.

1 – Assunto Atraente

Sabe quando você recebe um e-mail com a linha de assunto bem atrativa e que faz você ter vontade de abrir o e-mail? É exatamente essa sensação que você precisa transmitir ao seu destinatário. A linha de assunto é o primeiro elemento que o receptor irá notar, e se ele se sentir indiferente, não abrirá o conteúdo.

2 – Aposte nos Emojis

Segundo pesquisa da Unicode Consortium, 88% dos internautas afirmam que sentem mais vontade de abrir uma mensagem quando ela possui algum emoji. Os emojis constituem uma parte da comunicação que transforma a linguagem em algo mais leve, e isso pode ser bom para a sua empresa.

Esse tipo de abordagem cria uma ligação mais amigável entre você e o seu destinatário. Mas utilize com parcimônia, caso contrário poderá passar uma imagem infantil ou extremamente apelativa. Outro detalhe importante é a escolha dos emojis. Não adianta escolher as figurinhas que não tem relação alguma com a sua mensagem. Tudo é questão de equilíbrio.

3 – Seja Claro e Objetivo

Outro cuidado importante é com a escolha dos emojis. Selecione bem os que farão parte do título do seu e-mail para criar uma mensagem clara, objetiva e que fique dentro do número de caracteres permitido. Muitas empresas desperdiçam a oportunidade ao digitar um assunto extenso demais que não vai agradar o destinatário, ou repleto de emojis sem sentido.

4 – Personalização de E-mails

O mundo de hoje possui um perfil de consumidor absolutamente exigente, onde o básico deixou de ser suficiente. Nesse caso, a personalização é um cuidado necessário ao estabelecer abordagens valiosas e únicas para o cliente na sua estratégia de e-mail marketing.

O simples ato de colocar o nome do destinatário, por exemplo, dá margem para uma abordagem mais intimista, atraindo a sua atenção e instigando o contato. É claro que não podemos garantir que todos irão abrir o e-mail, mas asseguramos que é um ponto extremamente válido a se analisar.

5 – Limpeza de Listas

Listas de e-mails desatualizadas podem conter endereços inexistentes e caixas de entrada superlotadas, retornando com todas as suas mensagens. Quando isso acontece, chamamos de Hard Bounce ou Soft Bounce.

Hard Bounce e Soft Bounce: O que são e como evitá-los

Caso esses erros ultrapassem 3%, no caso do Hard Bounce, e 6% no Soft Bounce, seu endereço perde credibilidade e sua performance de entrega decai. Com menos credibilidade, você pode ir para uma blacklist, que de forma resumida, consiste em uma lista de remetentes indesejados.

Caso isso ocorra, suas estratégias de e-mail marketing estão arruinadas.

6 – Trabalhe Gatilhos

Os gatilhos são fortes aliados para instigar uma ação, mas precisam ser utilizados da forma correta. Crie frases chamativas a partir das necessidades da sua audiência, e encaixe gatilhos nessa abordagem.

Os gatilhos de escassez e urgência, por exemplo, são ótimos para induzir alguém a tomar uma ação rápida, e muitas vezes impulsiva. O gatilho da autoridade, por outro lado, irá validar o seu knowhow e instigar a conclusão da compra.

Esses são apenas dois, mas existem muitos outros para você explorar.

7 – Faça Perguntas no Título

Essa é outra estratégia que você pode utilizar no assunto do seu e-mail. Ao fazer uma pergunta, você imediatamente gera um sentimento de curiosidade no leitor, que estará mais propenso a abrir seu conteúdo para ver a resposta.

É uma técnica amplamente utilizada, mas não é necessário implementá-la o tempo todo. O ideal é que você intercale com outras estratégias, e claro, análise quais performam melhor com a sua audiência.

Lembre-se que não existe receita de bolo, tudo é questão de teste até atingirmos os melhores resultados.

8 – Faça Testes A/B

Os testes A/B vão te ajudar a levantar as preferências da sua audiência para criar comunicações mais alinhadas às expectativas do público. Você pode testar títulos diferentes, a mensagem do corpo do e-mail, cores, posição de botões, e tudo que você achar necessário analisar.

Todas as grandes empresas que levam a sério o e-mail marketing, praticam os testes A/B para verificar os números e trilhar os melhores caminhos.

9 – Esteja Atento aos Horários

Além do conteúdo das mensagens, você deve se atentar aos horários de envio, que também podem ser avaliados com os testes A/B.

O importante é que em cada campanha, você defina os horários ideais para disparar as mensagens. Pode parecer pouco importante, mas o momento da chegada da mensagem é fundamental para a abertura ou não do e-mail enviado.

10 – Foque em um Tom de Voz

Você precisa estabelecer um tom de voz para utilizar em todas as suas comunicações. Imagine uma empresa que nas redes sociais tem um perfil mais descontraído, e no WhatsApp utiliza uma abordagem mais formal. Além de transmitir amadorismo, poderá criar uma certa desconfiança por parte do consumidor.

Imagine o primeiro e-mail de uma campanha chegando cheio de emojis e o segundo sendo entregue com uma linguagem absolutamente formal. Isso não soa estranho para você? Certamente soará para seu destinatário também.

Novamente, não é uma regra, mas pode acontecer. E você não quer arriscar, não é?!

Coloque em Prática

Não podemos garantir resultado, mas com essas dicas, as chances de você criar um e-mail mais atrativo, e que converta em vendas para o seu negócio serão muito maiores, isso podemos assegurar.

O e-mail marketing trará resultados incríveis, mas é necessário muito empenho e dedicação. E é por isso que você deve apostar em uma agência de Marketing Digital, especialista em e-mail marketing como a Pixelfy.

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