Hard Bounce e Soft Bounce: O que são e como evitá-los

O e-mail marketing é uma das estratégias com mais utilização dentro das estratégias de Inbound Marketing. Seu uso é muito comum para fins de manutenção de relacionamento entre a sua empresa e seus leads. Enquanto a estratégia é frequentemente colocada em prática, existem alguns problemas como Hard Bounce e Soft Bounce que devem ser evitados.

Antes de tudo, você precisa ter consciência que nenhuma estratégia é perfeita, e os erros podem e vão acontecer.

Sua missão é entender os conceitos, buscar melhorar e colocar o conhecimento em prática com o intuito de reduzir os erros e ter resultados mais satisfatórios. Então, sem mais delongas, vamos entender o que é Hard Bounce e Soft Bounce e como evitá-los.

Hard Bounce

Hard Bounce é um verdadeiro pesadelo para qualquer profissional de marketing.

O Hard Bounce é um erro que ocorre quando seu e-mail deixa de ser entregue ao destinatário, podendo ocorrer em diversas situações, como:

  • O endereço de e-mail não existe
  • O destinatário bloqueou seu endereço
  • O servidor de e-mail do recebedor rejeitou sua mensagem

Os pontos citados são motivos pelos quais seus e-mails não chegam aonde deveriam chegar, e isso acaba deixando uma reputação ruim da sua marca por parte dos algoritmos.

Procure mantê-lo dentro do limite tolerável, que é em torno de, no máximo, 3%.

O Hard Bounce é, inclusive, um dos motivos que justificam a rejeição por parte dos profissionais em relação à compra de lista de e-mails. Muitos dos endereços provavelmente não estão mais em uso ou nem sequer existem mais.

Soft Bounce

O Soft Bounce, diferentemente do Hard Bounce, é um erro temporário.

Isso significa que o e-mail não chegou ao seu destinatário agora, mas pode vir a chegar em outro momento. Contrário ao Hard Bounce, o Soft Bounce é bastante prejudicial à sua reputação como remetente, mas de uma forma bem menos agressiva. Veja por que isso ocorre:

  • A caixa de entrada do destinatário está lotada
  • O recebedor da mensagem bloqueou você temporariamente
  • O servidor do destinatário está inativo

Esses são 3 dos principais motivos que fazem sua marca cair no erro de Soft Bounce.

Neste caso, por se tratar de um erro não tão grave quanto o Hard Bounce, o limite tolerável é de 6%.

Como Evitar o Hard Bounce e o Soft Bounce

Você deve estar se perguntando quais cuidados é preciso ter para manter suas taxas de Hard e Soft Bounce dentro do aceitável. Para isso, confira as nossas dicas:

  • Certifique-se de que sua lista está limpa e atualizada
  • Lembre-se de verificar a digitação e formatação dos e-mails
  • Cuidados com o teor da mensagem para não cair na caixa de Spam
  • Aposte em ferramentas de verificação de Hard Bounce
  • Seja claro e direto no assunto do e-mail
  • Personalize seus e-mails

Seguindo essas práticas, suas chances de diminuir o Hard Bounce já são muito maiores. Lembre-se de que a taxa aceitável de Hard Bounce é no máximo 3%. Caso contrário, sua marca pode cair em uma Blacklist.

O que é uma Blacklist

Estar em uma Blacklist é algo que sua empresa deve evitar a qualquer custo. As Blacklists são os remetentes de e-mails associados à Spam e outros tipos de envios indesejados. Estar em uma lista dessas significa que suas campanhas de E-mail Marketing estarão bastante prejudicadas futuramente.

Confira alguns motivos para seu endereço ser inserido em uma Blacklist:

  • Sua conta enviou Spam em algum momento do passado
  • Você enviou e-mails para destinatários que não fizeram inscrição para receber seus e-mails
  • Sua lista de e-mails não é válida ou está muito desatualizada
  • Você não tem uma área de descadastro visível para limpar a base desinteressada
  • Você violou as políticas, normas ou regras de spam de determinado provedor.

Caso você já esteja presente em uma Blacklist, você precisa primeiramente identificar o motivo pelo qual você foi inserido, e então buscar medidas para que sua conta seja removida.

Cuide dos seus E-mails

Não é mistério que vivemos na era das automações e da Inteligência Artificial, entretanto, recomendamos que você faça checagens manuais de tempos em tempos para verificar como a sua lista de e-mails vem performando.

A Pixelfy é especialista em e-mail marketing e reconhece a importância dessa ferramenta dentro do Marketing Digital, e por isso, acreditamos que a prática deve ser incentivada, mas sempre prestando atenção aos erros de Hard Bounce e Soft Bounce.

Conte conosco para estratégias elaboradas e com todas as precauções possíveis para um bom trabalho. Agende uma conversa com a Pixelfy e faça um orçamento gratuito!

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