LGPD e E-mail Marketing: Como disparar da forma correta

A grande maioria dos profissionais de comunicação sabe o quanto é importante utilizar campanhas de e-mail marketing dentro do Marketing Digital.

A estratégia cria um canal direto entre marca e consumidor, além de desempenhar um papel fundamental na nutrição de leads para futuras conversões. Sendo assim, o e-mail marketing deve ser estudado por completo para que as estratégias funcionem da forma correta.

E quando falamos em e-mail marketing em 2023, precisamos comentar sobre a LGPD e como ela afeta os profissionais de comunicação.

O que é a LGPD

LGPD é a sigla de Lei Geral de Proteção de Dados. É uma norma criada para proteger os dados da população. A lei foi sancionada em 2018, mas só entrou em vigor no ano de 2020.

Basicamente, a LGPD garante os direitos fundamentais de liberdade e privacidade

A LGPD obriga os estabelecimentos, marcas e empresas a disponibilizarem de forma clara, as suas regras sobre coleta, armazenamento e compartilhamento dos dados pessoais.

O grande baque que a LGPD oferece às organizações, é a violenta sanção para quem estiver fora das normas. As multas podem chegar até 2% do faturamento anual da organização, mas com valores limitados a R$50 milhões por infração.

A LGPD e o Marketing

Claro que o Marketing é uma das áreas mais afetadas pela LGPD. A linha em que os dois conceitos se cruzam consistem em três pontos:

  • Proteção: A LGPD exige que as empresas se preocupem e tomem medidas para proteger os dados dos clientes e dos leads.
  • Consentimento: A Lei Geral de Proteção de Dados estabelece que os dados pessoais informados por alguém só devem ser compartilhados, utilizados ou armazenados com o devido consentimento. Isso significa que pedir permissão é necessário e tudo que será feito com os dados necessita estar exposto de forma clara.
  • Finalidade: Os dados obtidos só poderão ser utilizados única e exclusivamente para os fins para os quais eles foram coletados. Caso a ideia seja utilizar para outra finalidade, é necessário que haja consentimento mais uma vez, e assim por diante.

LGPD e E-mail Marketing

Quando falamos em LGPD relacionada ao Marketing, falamos principalmente na estratégia de e-mail marketing. Como uma ferramenta essencial nas táticas de comunicação, ficou muito claro que se enquadrar nessas regras se tornou uma necessidade.

Lembre-se que maior segurança para o usuário não significa problemas para a sua marca. Basta ser transparente e tratar os dados pessoais de outras pessoas com seriedade.

Na verdade, os impactos da LGPD podem ser bastante benéficos em uma campanha de e-mail de marketing e vamos te explicar o porquê:

Geração de Leads

Antes era necessário perguntar se o visitante tinha o interesse em receber seu disparo de e-mails, hoje é obrigatório.

Isso significa que apenas os leads de fato interessados no que você tem a oferecer vão receber as mensagens. Pense na LGPD como um filtro, que vai separar o que realmente interessa para você.

Melhora nas Taxas

Aliado ao ponto anterior, sua lista de contatos ganha muito mais qualidade.

O consentimento do público que está interessado reduz a possibilidade da sua lista ter contatos fantasmas ou inválidos que afetam a sua campanha.

Reduz a Taxa de Churn

Também conhecida como taxa de cancelamento, usamos essa métrica para medir a quantidade de clientes que cancelaram a inscrição para receber os e-mails.

Com contatos interessados, a taxa de Churn obviamente diminui, e você terá dados mais limpos para entender as razões dos cancelamentos.

Como Adotar a LGPD no E-mail Marketing

Agora que você entendeu o quanto é importante adequar-se à LGPD e que o produto final pode ser excelente para a sua marca, vamos explicar como adotar a Lei às suas campanhas de e-mail marketing.

  • Consentimento: O primeiro a se fazer é o óbvio. Sua marca deve obter o consentimento de todos os contatos da lista de e-mails. O primeiro passo é imprescindível para estar de acordo com a lei.
  • Oferecimento de Opções: Inserir aquelas caixinhas de “Que tipo de conteúdo você deseja receber” ajuda você a segmentar ainda mais o público, além de saber quais conteúdos oferecer para cada contato. É importante ainda que haja a opção de descadastramento da sua lista de contatos.
  • Utilize Medidas de Segurança: Criptografias e Firewall são opções para que sua marca proteja os dados pessoais obtidos com consentimento por parte dos clientes.

Não Deixe para Amanhã

Como você viu, a multa para o descumprimento da lei pode ser bem pesada. A Lei está em vigor há três anos e muitos ainda não entenderam a importância de estar em dia com as normas.

Evite um prejuízo econômico para o seu bolso e estressante para a sua mente.

Somos a Pixelfy, agência de Marketing Digital especialista em e-mail marketing. Temos a expertise e os conhecimentos necessários para que sua estratégia de e-mail marketing esteja em dia com a lei brasileira.

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