As principais tendências de Marketing Médico em 2023

É notório o crescimento da importância que as empresas vêm dando ao Marketing nos últimos anos. Não é para menos, as estratégias de Marketing desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e expansão de marcas. Nesse sentido, o Marketing médico cresceu muito e hoje você vai conhecer algumas tendências do Marketing Médico para esse ano de 2023.

O Marketing médico já está consolidado no mercado em diferentes frentes digitais. Mas, além do digital, existem outros pontos em que ele ainda pode expandir e gerar ainda mais resultados para o seu consultório.

1 – IA no Marketing Médico

Existem softwares que são facilmente capazes de mudar a rotina de um médico ou de um consultório. Médicos podem utilizar Chatbots para responder às mensagens dos pacientes ou lembrá-los de consultas, por exemplo.

Além disso, os sistemas transformam o trabalho em algo muito mais dinâmico ao automatizar tarefas como agendamento de consultas, e ao facilitar históricos e prontuários de determinados pacientes que já estiveram no consultório.

Além desses sistemas, ainda podemos citar o crescimento da IA na medicina propriamente dita. Surgem cada vez mais robôs que são capazes de auxiliar médicos e fazerem diagnósticos mais cedo e a realizarem cirurgias precisas, por exemplo.

2 – Marketing Médico por Vídeo

Não é mistério para ninguém que o Instagram e o Tik Tok são aplicativos virais e completamente populares. Portanto, investir em vídeo educativos através de plataformas que geram muita visualização é uma tendência que sempre se mantêm em alta.

Por meios das duas plataformas citadas, é possível ainda atingir diferentes tipos de públicos; desde os mais novos que ainda não compreendem tudo sobre o assunto, até os mais velhos que podem te procurar em busca de solução.

As redes sociais são democráticas e sempre há espaço para que busca criar conteúdo de qualidade e valor para seu público alvo.

3 – Infoprodutos

Os infoprodutos também seguem sendo uma grande tendência para o Marketing médico em 2023.

Por meio de infoprodutos, como e-books educativos, o seu consultório pode gerar muitos leads que serão nutridos de informações para que possam se tornar clientes. Esse processo faz parte do funil de vendas e é sempre uma excelente opção para captar possível clientes.

Além dos infoprodutos, os médicos podem produzir cursos online e divulgá-los em suas redes sociais. Um bom curso gera autoridade e boa reputação, e isso faz com que ainda mais pessoas busquem o seu trabalho.

Um dos pontos mais importantes do Marketing, é a imagem da marca. A produção de bons infoprodutos vai gerar uma base de possíveis pacientes muito grande, além de fortalecer a marca do seu consultório.

4 – Influencer no Marketing Médico

O mercado de influenciadores tem sido bastante explorado no mundo todo, e não poderia ser diferente no mundo da medicina.

Os influencers são pessoas formadoras de opiniões que possuem um número expressivo de seguidores nas redes sociais. O Marketing de influência consiste na busca destes produtores de conteúdo para que eles falem sobre a marca ou produto em questão em stories ou publicações no feed.

No Marketing médico, a estratégia pode ser utilizada, mas há um importante aviso: o influenciador escolhido não pode ser selecionado apenas por número de seguidores. É importante que o influencer tenha valores e costumes alinhados ao consultório, para que o resultado final não pareça superficial.

Existem diversos casos de empresas que escolheram pessoas que não tinham relação nenhuma com o produto e o resultado foi péssimo.

5 – Redes Sociais

As redes sociais são os locais em que os médicos e clínicas vão se comunicar diretamente com os pacientes. E sim, continuam sendo uma tendência para 2023. As redes sociais não param de crescer, e a prova disso é a Meta lançando o Threads no dia 06 de Julho.

As redes sociais são importantes pois é possível publicar tudo o que acontece na clínica, além de feedbacks de pacientes satisfeitos e realizar compartilhamento de conteúdos de qualidade para que o engajamento aumente e a suas redes sociais sejam ainda mais visíveis.

Paralelo a isso, é o local onde os administradores responderão mensagens de possíveis pacientes. É muito importante que ninguém fique sem resposta, pois isso pode acabar mudando a imagem que aquela pessoa tem do seu consultório.

As Tendência são Variadas

Como você leu, não faltam vertentes em que o Marketing médico pode crescer e se desenvolver. O importante é que as sua estratégias estejam sempre alinhadas ao que você oferece e aos valores do seu consultório.

É importante ainda lembrar que, não adianta um Marketing excelente para atrair pacientes e a experiência presencial ser ruim. Gentileza e empatia também são uma forma de fazer Marketing, já que aumentam as possibilidades de uma divulgação inconsciente por parte do paciente, além de um possível retorno do mesmo.

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