A Microsoft vai utilizar a IA para melhorar o Marketing

O setor tecnológico tem passado por uma significativa evolução nos últimos anos. As IAs vêm surgindo e evoluindo a passos largos, transformando a nossa realidade. Nesse sentido, a Microsoft percorreu um caminho inovador relacionado à Inteligência Artificial e desenvolveu ferramentas que com certeza vão melhorar o Marketing que conhecemos.

O fato é que a Microsoft enxergou uma solução para um problema antigo dos atuais mecanismos de buscas: bilhões de pesquisas sem respostas.

O Microsoft Bing Chat

A gigante da tecnologia analisou números e dados estatísticos e chegou a conclusão que poderia investir em Inteligência Artificial com o intuito de suprir uma necessidade que os mecanismos de buscas tradicionais estão tendo.

A empresa lançou o Bing Chat, que consiste em um mecanismo de busca com IA conversacional, ou seja, com tecnologia muito semelhante ao do ChatGPT e de outros chatbots no mercado.

o Bing Chat tem como objetivo, entregar os melhores resultados, assim como os mecanismos de busca tradicionais, mas também respondendo perguntas complexas, diferentemente de como estamos acostumados.

Os testes do Bing Chat da Microsoft funcionaram

A empresa divulgou que mais de 70% das repostas da sua nova ferramenta foram positivas. Esse feedback é muito expressivo levando em consideração que mais de meio bilhão de conversas foram registradas no novo sistema da Microsoft.

A Microsoft ainda afirmou que os anúncios passaram por uma melhora expressiva em suas taxas de cliques, provando que a ferramenta funciona tanto para usuários que apenas buscam respostas quanto para anunciantes.

O Marketing na IA da Microsoft

Se estamos falando de mais cliques, estamos falando de mais oportunidades para profissionais de Marketing. Os mecanismos de pesquisa são essenciais para a produção de Marketing Digital hoje em dia.

O SEO, tanto o textual quanto o de imagens, passa pelos mecanismos, bem como anúncios por meio do Google ADS por exemplo. Com a chegada do Chat Bing, podemos ter uma revolução na forma como a publicidade online será feita.

Entre tantas novidades e possibilidades de mudanças, temos alguns exemplos de como o Chat Bing pode ser poderoso.

Image Creator

O novo Chat Bing já possui a tecnologia Image Creator, que utiliza a Inteligência Artificial para produzir imagens. Os usuários do Chat Bing já fizeram mais de 200 milhões de ilustrações na ferramenta que está no ar há aproximadamente 3 meses.

As imagens produzidas pela IA são de muita qualidade e podem influenciar bastante no Marketing Digital e no trabalho dos profissionais de mídia.

Compartilhamento de bate-papo

Outra novidade é a possibilidade de compartilhar algum bate-papo com o Chat Bing com outros usuários. Apesar de ainda não estar disponível, essa ferramenta será útil para os utilizadores da plataforma.

No Marketing, o compartilhamento pode tornar alguma marca viral, por exemplo. Caso as respostas do Chat para uma marca sejam muito proveitosas, ela poderá ser compartilhada, aumentando as possibilidades de que outras pessoas a conheçam.

Integração com plug-ins de terceiros

A Microsoft tem planos para adicionar plug-ins de terceiros dentro da sua plataforma. No exemplo da própria empresa, quando um usuário acessar o Chat procurando por um restaurante próximo, você terá a possibilidade de já reservar uma mesa por meio do OpenTable.

Isso abre precedentes para empresas de Marketing agirem e trabalharem em conjunto com a Microsoft a fim de estarem disponíveis no Chat Bing.

Alteração de Palavras-Chave

A vice-presidente corporativa da empresa disse que talvez os anunciantes vão precisar se acostumar a construir tópicos em vez de apenas palavras-chave. De acordo com a executiva, uma pessoa procurando por um vestido para casamento em Chicago em Julho, deve receber uma resposta completa da IA conversacional.

O Chat deverá entregar as características climáticas de Chicago em Julho, para então entregar os melhores vestidos com base em toda uma análise do ambiente.

Essa expansão de possibilidade, pode exigir que tópicos-chave sejam mais interessantes para empresas que vão anunciar.

Anúncios Visuais

A Microsoft ainda afirmou que sua plataforma vai prezar mais por anúncios visuais, em que os textos são exibidos com o passar do mouse. A ideia é criar publicidade vertical, e com recursos visuais sendo exibidos de acordo com a conversa entre usuário e bot.

A Microsoft prova que os avanços não param

Muitos poderiam imaginar que os mecanismos de buscas entregando respostas em menos de 1 segundo pudesse ser o auge das pesquisas web.

Apesar de ser uma ferramenta inovadora, a Microsoft fez questão de afirmar que os mecanismos de pesquisa tradicionais não vão acabar, e que vão continuar tendo uma importância muito grande.

É muito importante que empresas, de marketing ou não, estejam sempre atentas às novas tecnologias que estão surgindo, uma vez que elas são capazes de alavancar um negócio.

Novos lançamentos são sempre novas oportunidades de crescimento dentro de um mercado tão competitivo como o atual.

Gostou? Compartilhe: