Dicas de Marketing para Pequenas Empresas

Pequenos empreendedores sabem a dificuldade de alavancar seus negócios. Em meio a uma sociedade em que a concorrência é brutal e os consumidores estão expostos à publicidade o tempo inteiro, se destacar é essencial. O Marketing é a peça-chave.

É por este motivo que decidimos criar este artigo. Você vai conhecer algumas dicas de marketing para pequenas empresas. Estude-as e coloque em prática no seu empreendimento.

A Importância do Marketing

Possuir um negócio e ignorar técnicas de Marketing é como ser invisível para o seu público-alvo. Acredite, investir em Marketing já não é mais uma opção, é fundamental.

Se você busca resultados satisfatórios e crescimento no seu nicho de atuação, o Marketing é imprescindível.

Nesse sentido, empreendimentos de diferentes tamanhos buscam inovação e pioneirismo para atrair e reter a atenção dos clientes. Dentre tantas estratégias, algumas se destacam para que pequenos negócios possam crescer no mercado.

Confira algumas dicas que separamos:

Trabalhe a sua Marca

Você já reparou que grandes marcas possuem as suas imagens tão fortes, que na maioria das vezes, nós já sabemos do que se trata sem ao menos ver o nome dela ou a logo?

Identidade é essencial para a fixação do seu empreendimento no imaginário do público. É necessário que toda a comunicação do seu negócio seja compatível com quem você deseja atingir.

Com uma comunicação eficiente e uma identidade visual forte, você criará um elo com o seu cliente. O objetivo é fazê-lo lembrar da sua marca quando estiver precisando de uma solução no seu nicho de trabalho.

Invista no Marketing de Conteúdo

O Marketing de conteúdo se consolidou como uma das melhores formas de conquistar clientes com custos mais baixos.

Nossa dica é: invista em um site/blog e tenha redes sociais ativas. Ao criar um blog, você deverá produzir conteúdo com frequência sobre a sua área de atuação.

Aplicando técnicas de SEO, você começa a disputar as primeiras posições do Google quando algum usuário estiver procurando por aquilo que o seu negócio faz.

Nas redes sociais, você terá a oportunidade de criar um canal de contato direto entre sua empresa e seu cliente, e isso é excelente para o crescimento da marca. Lembre-se que rede sociais significa estratégia, planejamento e constância.

Ou seja, produza material de qualidade, conquiste novos seguidores e engaje-os. A tendência é formar um ciclo que vai aumentar gradativamente.

Ofereça um Atendimento de Qualidade

Engana-se quem acredita que o Marketing consiste apenas em estratégias digitais e convencionais. Um tratamento gentil e de qualidade, também é uma forma de fazer Marketing.

Pense na seguinte hipótese: Você se encantou por uma loja online. A publicidade chegou até você e te atingiu de forma perfeita. Contudo, ao entrar em contato, você foi tratado de uma maneira que não imaginava. Você voltaria a comprar neste lugar?

A resposta na grande maioria das vezes é: não!

Isso mostra que não adianta pensar nas melhores estratégias e não ter uma equipe alinhada com o propóito da empresa. Atente-se sempre ao atendimento, tanto online quanto presencial.

Invista em Mídia Local

Como o seu negócio está apenas começando, investir em mídia local pode ser uma boa ideia para alavancar e conquistar novos clientes.

Existe um público fiel em rádios e programas de TV, por exemplo. Pesquise opções viáveis e escolha o mais adequado ao seu empreendimento.

É válido ressaltar, que é necessário que você compreenda o seu público-alvo antes de investir em mídia local. Há casos em que a dica deste tópico não tenha tanta eficácia.

Proporcione Valor ao seu Trabalho

O mercado consumidor atual está em busca de muito mais do que apenas um produto ou serviço por um bom preço. Os tempos atuais exigem a criação de valor para que o cliente escolha a sua marca, e não a do concorrente.

O objetivo é encantar para fidelizar. E para fazer essa estratégia funcionar, você não precisa de nada fora do seu alcance.

Um restaurante, por exemplo, já agrega valor ao oferecer um cafezinho grátis na saída.

A verdadeira conquista está nos detalhes.

Faça Parcerias de Sucesso

Chamamos as parcerias de Collabs, ou Marketing de Colaboração. A ideia aqui é fazer uma parceria com outro empreendimento.

Quando falamos em sucesso, as collabs se destacam. A receita é simples: Um negócio apoiando o outro proporciona benefícios às duas marcas, que estarão sendo vistas por um outro público.

No entanto, as marcas precisam ter cuidado ao escolher a parceira. Recomendamos o estudo e conhecimento do público, bem como as preferências da outra marca.

Faça um Benchmarking

Benchmarkings são valiosos para empreendimentos de todos os tamanhos e segmentos.

A técnica consiste em estudar o mercado e verificar tudo que os concorrentes estão fazendo. Não se engane: todas as empresas praticam e pode fazer muito sentido ao seu pequeno negócio.

É claro que você não vai plagiar outras empresas. Seu objetivo é ter inspirações de tudo que funciona e aprimorar para o seu negócio.

Coloque as Dicas em Prática

Agora você tem as dicas certas para alavancar os resultados do seu pequeno empreendimento, chegou a hora de aplicá-las.

E caso você esteja buscando ajuda profissional, conte com a Pixelfy! Somos especialistas em marketing Digital. Ajudamos empresas como a sua, a ter destaque em seus nichos de atuação e vender mais.

O tempo é o seu bem mais valioso. Não desperdice-o.

Entre já em contato!

Gostou? Compartilhe: