Qual a melhor Rede Social para Médicos?

O desenvolvimento do mundo digital permitiu que as redes sociais se consolidassem no nosso dia a dia. Hoje, uma rotina sem redes sociais se tornou inimaginável, tanto a nível pessoal, quanto profissional.

Você conhece a importância da presença digital, mas em meio à uma variedade imensa, você sabe exatamente qual a melhor rede social para médicos?

Neste artigo, você vai entender melhor sobre as funções das redes sociais para médicos e compreender qual é a ideal para o seu caso.

A Importância das Redes Sociais para Médicos

Ainda que a grande maioria do público reconheça a utilidade das redes sociais, é comum que muitos não saibam como ela pode ajudar profissionalmente.

Entre diversos benefícios, o trabalho de mídia social faz com que o consultório ou clínica seja visto pelo público-alvo. Trabalhando um perfil de forma correta, você garantirá visibilidade e mais possibilidades de mercado.

Podemos adicionar ainda, o universo de possibilidades que o consultório ganha ao se tornar um canal de comunicação direto entre profissional e paciente.

O foco está em aparecer e se tornar uma autoridade no assunto. Você necessita estar presente quando seus pacientes procurarem, e é exatamente nesse ponto que as redes sociais tocam.

Qual Rede Social Escolher?

Como já dito, existe uma variedade imensa de redes sociais disponíveis no mercado. A resposta para a sua pergunta vai depender de qual objetivo você está buscando no momento.

Ao definir qual a melhor rede social para o seu trabalho, você deverá levar alguns fatores e objetivos em consideração.

E para não utilizar as redes sociais de forma errada, vamos orientá-lo sobre as particularidades de cada uma delas.

Instagram

Vamos começar pela principal. O instagram se colocou em uma posição muito favorável quando falamos em perfil profissional na Web.

A rede social é perfeita para que médicos possam publicar seus conteúdos educativos sobre saúde, prevenção, dicas de bem-estar e autocuidado.

Aqui, destaca-se a possibilidade de grandes interações entre o responsável pelo perfil e o público. 

Realização de Lives, utilização da caixinha de perguntas nos stories são grandes exemplos de como o médico pode se conectar com possíveis pacientes.

O Instagram é essencial para a humanização do profissional e estreitamento de relacionamento entre médico e paciente.

Facebook

O Facebook é uma rede social falida, certo? ERRADO!

É correto afirmar que houve uma queda de usuários do facebook, contudo, a rede social de Mark Zuckerberg ainda lidera o ranking mundial com mais de 2,9 bilhões de contas existentes.

Por meio do Facebook, você pode estabelecer uma presença profissional, além de compartilhar artigos relevantes sobre a sua área de atuação e fazer atualizações práticas.

O Facebook ainda possui a funcionalidade de criar comunidades, ou seja, é possível convidar pessoas para fazer parte de grupos de discussões acerca de assuntos interessantes sobre o nicho.

Youtube

O YouTube é uma das redes sociais que mais cresce no mercado, e sem dúvida, será a melhor opção para você que deseja criar conteúdo mais denso e humanizado.

A plataforma de vídeos mais conhecida do planeta é ideal para que você se torne uma autoridade e referência no assunto.

Crie seu próprio canal e comece a fazer conteúdos explicativos mais densos e recheados de informações valiosas para pacientes e outros profissionais de medicina.

Quanto mais visualizações e inscrições você conquistar, mais consolidado você estará.

WhatsApp

O WhatsApp é a rede social mais utilizada entre os brasileiros.

A simplicidade do aplicativo de troca de mensagens é o que faz ele ser essencial para que todo profissional utilize, afinal, não existe um ponto de contato entre médico e paciente mais direto que o aplicativo.

Com a chegada do WhatsApp Business, os médicos podem utilizar a plataforma para diversas interações, como agendamento de consultas, local para tirar dúvidas online e informar acerca de exames ou próximas consultas, por exemplo.

LinkedIn

O LinkedIn possui particularidades bem definidas. O objetivo aqui não é buscar pacientes, mas sim, criar uma rede de contatos e estabelecer sua posição.

Por se tratar de uma rede social de negócios, você poderá descrever todas as suas habilidades e competências para que o público tenha acesso.

Dentre as suas funcionalidades, o LinkedIn também permite que os usuários publiquem artigos, fortalecendo a imagem de conhecimento na área de atuação.

É muito importante fixar presença nesta rede social para ampliação de networking, facilitando parcerias com outros profissionais e instituições.

Tik Tok

Não poderíamos deixar o Tik Tok de fora. Engana-se quem acredita que a rede social serve exclusivamente para trends de danças.

O aplicativo possui ferramentas que o tornam uma verdadeira máquina de entrega de vídeos curtos e envolventes.

Utilizando as estratégias certas, é possível viralizar com o seu tipo de conteúdo, entregando dicas para os pacientes, além de informações para cuidado e saúde.

O Tik Tok é a escolha ideal para aumentar o seu reconhecimento através de engajamento de vídeos curtos e virais.

Defina o seu Objetivo

Antes de questionar qual a melhor rede social para médicos, você precisa ter os seus objetivos definidos.

Como você observou durante a leitura, o mundo online dispõe de diversas redes sociais que ajudam você a alcançar diferentes objetivos. Qual o seu?

Nossa dica é: Marque presença nas redes sociais onde seu público-alvo está inserido e trabalhe para crescer todos os dias.

Para ajudar você nessa jornada, uma agência de Marketing Digital é essencial. Somos a Pixelfy, especialistas em Inbound Marketing com variados cases de sucesso na área de Marketing Médico.

Conheça nosso trabalho!

Gostou? Compartilhe: