Tendências do Marketing Digital 2024

Quem trabalha com Marketing Digital sabe que as plataformas e as estratégias se atualizam o tempo inteiro. Manter-se inserido na área significa não parar de estudar e se atualizar. Conheça algumas tendências do Marketing Digital em 2024.

As tendências são orientações que o mercado costuma seguir em relação ao futuro. Todos os anos, novas previsões são feitas com base em estudos do mercado consumidor e do lançamento de novas tecnologias.

Faça com que sua marca se adapte às mudanças e esteja pronto para aderir novas ideias rumo ao sucesso.

Explore as Comunidades Online

Desde os primórdios das redes sociais, com o Orkut e MSN, por exemplo, temos as comunidades presentes. Para o Marketing Digital, elas podem ser extremamente úteis.

Uma comunidade online consiste em um grupo de pessoas com interesses em comum. Elas trocam experiências e mensagens.

Esse é um prato cheio para a sua marca, que pode encontrar e criar relacionamento com o público-alvo em um só lugar.

Lembre-se: a comunidade que você criou não é um lugar para você apenas tentar vender seus produtos ou serviços, afinal, nenhum consumidor gosta disso.

A ideia é que sua empresa participe e crie conexão e relacionamento com os membros da comunidade. Nutrindo essa comunidade com conteúdos que realmente fazem a diferença.

Utilize o UGC

O UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário) é uma das grandes tendências de Marketing Digital em 2024. Não se engane, por mais que o marketing de influência funcione muito bem, o consumidor ainda confia mais nas recomendações de uma “pessoa física”, que criou aquele conteúdo ou recomendação de forma orgânica.

Chamamos isso de prova social. Depoimentos, comentários, fotos, vídeos e postagens em mídias sociais ou em outros canais são alguns exemplos de UGC.

Esse tipo de conteúdo é visto como confiável, pois diz respeito a experiência de uma pessoa comum. Contribuindo então para o aumento da credibilidade da marca e suas conversões. 

Branding

Desde que se popularizou, o Branding nunca sai das tendências, afinal, sua marca precisa ser lembrada para cativar o público.

Como tendência de marketing digital para 2024, temos o forte estudo de estratégias de branding para que a sua marca seja marcante para o cliente.

Branding significa identidade forte e com solidez no mercado. Seus consumidores possuem uma variedade de opções na concorrência, e os valores da sua empresa, aliado ao relacionamento desenvolvido, pode ser o detalhe para que você seja lembrado e escolhido.

Marketing de Collabs

As Collabs são as famosas colaborações entre marcas. Hoje, o Instagram permite que duas contas publiquem o mesmo conteúdo de forma simultânea, mostrando que o material foi feito em parceria.

Nesse sentido, temos um crescente número de marcas trabalhando juntas em busca de explorar novas áreas e novos consumidores.

Em 2023, tivemos diversos cases de marcas distintas que trabalharam juntas para uma atrair o mercado da outra, sem que haja prejuízo para elas. Um deles, é o tênis feito pela Fila em parceria com o Burguer King.

A ideia é buscar serviços/produtos complementares ao seu e utilizá-lo como um propulsor para atingir uma nova fatia do mercado ainda não explorada pelo seu negócio.

Fila x Burger King FX-33 Foto: Diego Ortiz/Estadão

Seja Presente

Conhece o ditado “quem não é visto, não é lembrado”?

A frase serve perfeitamente para o Marketing Digital. Estar presente em todos os canais que fazem sentido para o seu público é essencial para que seus consumidores conheçam você. 

Praticar o Marketing Digital de forma consistente envolve a utilização de canais de comunicação que fazem sentido para a sua marca e para o seu público-alvo.

Hoje em dia, destacam-se as empresas que conseguem garantir uma boa experiência do usuário dentro do marketing digital, gerar conteúdo de valor e proporcionar atendimento de qualidade onde quer que o consumidor esteja.

Eventos de Compras Ao Vivo

Na ásia, já é muito comum a presença de Lives para comercializar produtos. A expectativa é que a prática chegue de vez ao Brasil. 

As Lives focadas em vendas reproduzem a experiência de estarmos em um balcão de uma loja, enquanto o vendedor explica tudo sobre o produto. Porém, sem demandar de um espaço físico.

Os comerciantes abrem a live, aguardam pelas pessoas e começam a apresentar seus produtos, responder perguntas feitas nos comentários e destacar características de cada item.

O ponto positivo dessas “Lives Shopping” é poder entender mais sobre as dúvidas da sua audiência e entregar o que eles precisam, na hora certa para efetuar uma compra. 

Essa tática, além de criar um envolvimento maior entre o possível comprador e o produto, mata objeções e cria uma necessidade ainda maior dele adquirir tal produto.

Outro benefício é poder mapear as principais dúvidas e dores que aquele produto poderá solucionar, auxiliando na construção de copys mais assertivos e melhor direcionados para o seu público. 

Em alguns países da Ásia, já foram vistas Lives Shopping até mesmo de verdureiros, por exemplo.

Inteligência Artificial

É claro que as conhecidas IA’s não faltariam nesse conteúdo. A Inteligência Artificial está revolucionando todos os mercados os quais estão inseridos. No Marketing não seria diferente.

Automação de Marketing, Chatbots e Geração de Conteúdo com auxílio de robôs online são grandes tendências para o Marketing Digital em 2024. O mais importante neste momento, não é usar Inteligência Artificial, mas sim saber como usar com eficiência.

Entenda a Importância dos Dados

Não é de hoje que o universo do Marketing Digital fala sobre a importância dos dados, correto? Em 2024 continuará sendo necessário que sua empresa tenha softwares e plataformas para que você possa armazenar e estudar os dados coletados. 

No Marketing, temos a certeza que as marcas que conseguem criar estratégias baseadas nos dados coletados, saem na frente dos concorrentes dentro do mercado. 

Em geral, a coleta de dados pode estar atrelada à utilização de Inteligência Artificial, tema do tópico anterior neste artigo.

Comunicação Inclusiva

Acredita-se que 2024 será o ano em que a comunicação inclusiva e madura estará mais em alta. Será necessário que empresas e profissionais de comunicação atentem-se às abordagens inclusivas e acolhedoras.

O Marketing Digital deverá alcançar o maior número de segmentos possível, sem excluir pessoas e com uma linguagem acessível e sem preconceitos.

Programa de Fidelidade

Seus clientes amam programas de fidelidade, e em 2024 você deverá aplicar a estratégia ao seu negócio.

Por pontos ou cashback, criar programas de fidelidade possibilita a atração de novos clientes ao mesmo tempo que ocorre a retenção do seu público.

E o mais importante: você estimula a lealdade do seu consumidor.

Esteja um Passo à Frente

O Marketing Digital possui um futuro incrível e de muitas possibilidades para aqueles que trabalham e estão dispostos a enfrentar o novo.

Seguir as tendências do Marketing Digital em 2024 vai garantir boas chances de atingir seus objetivos e obter os melhores resultados.

Com essa leitura, você tem em mãos diversas ferramentas e estratégias de Marketing para iniciar o ano com um grande diferencial.

Aqui na Pixelfy, estamos sempre nos mantendo atualizados acerca do universo do Marketing Digital com o objetivo de oferecer o melhor aos nossos clientes. Dedicar-se aos seus objetivos profissionais é uma tendência fixa em nosso ambiente de trabalho.

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