O que é Google Ads e Como Utilizá-lo

O mercado de mídia paga é certamente um dos que mais crescem no mundo do Marketing Digital. Em meio a uma variedade de plataformas em que os profissionais podem atuar, o Google Ads sempre se destaca.

Portanto, você deve saber exatamente o que é o Google Ads e como usar a ferramenta para conquistar mais espaço online e garantir melhores resultados para o seu negócio.

O que é o Google Ads

O Google Ads é a plataforma de publicidade online e paga do Google. Por meio do Google Ads, pequenos empreendedores e grandes empresas podem fazer seus anúncios e competir por um lugar no topo do Google.

A plataforma tem origem no ano 2000, com o Google Adwords, entretanto, apenas em 2018, o sistema do Google foi renomeado para Google Ads.

Atualmente, a ferramenta se consolidou como uma potência no mercado de mídia paga mundial. A previsão é que o Google Ads continue crescendo ao redor do planeta.

Como Funciona o Google Ads

O Google Ads funciona como um grande leilão online. Basicamente, os anunciantes competem para que seus anúncios sejam exibidos para o público-alvo.

Dentro da plataforma, os anunciantes definem as palavras-chaves, o orçamento esperado e o anúncio.

Quando o público acessa o Google e pesquisa pela palavra-chave que você definiu, seu anúncio entra em competição com a concorrência, e por fim, o Google define a ordem de apresentação baseado na relevância da pesquisa.

O Pagamento na Plataforma

No interior da plataforma, você poderá depositar o dinheiro na sua conta Google e iniciar os investimentos. Para obter os melhores resultados, você deve entender como funcionam os custos para anunciar.

CPM (Custo por Mil Impressões): No CPM, o anunciante paga pela quantidade de vezes que o seu anúncio foi exibido ao público.

CPA (Custo por Aquisição): Este o tipo mais caro dentro do Google Ads. Aqui, você só paga quando chega ao seu objetivo, mas com um custo bem mais alto.

CPC (Custo por Clique): Se destaca no mercado como o principal modelo do Google Ads. As palavras-chaves têm um custo que variam de preço de acordo com a procura do público. O anunciante paga apenas quando um visitante clicar no anúncio.

Como anunciar no Google Ads

Anunciar no Google Ads não é uma tarefa tão complicada. Você deve conhecer alguns conceitos e ter uma base de Marketing Digital, no entanto, a plataforma é bastante intuitiva.

Após criar a sua conta, você deverá escolher o tipo de campanha de acordo com o seu objetivo. Eles são:

  • Campanhas de pesquisa;
  • Campanhas de Rede de Display;
  • Campanhas de Vídeo;
  • Campanhas para Apps;
  • Campanhas Locais;
  • Campanhas Inteligentes;
  • Campanhas Max Performance
  • Campanhas de Shopping e PMAX
  • Discovery

Após definir o tipo de campanha, você vai inserir todas as informações necessárias, como nome da campanha, metas e orçamento.

Muito cuidado ao escolher as palavras-chaves e na criação dos anúncios. Estude sobre seu produto e tome as decisões de acordo com aquilo que você está vendendo.

Vantagens de anunciar no Google Ads

O Google Ads possui alguns benefícios. Muitos deles são comuns na grande maioria das plataformas de mídia sociais, mas algumas são exclusivas do Google Ads.

Fazendo os anúncios pelo Google Ads, é possível que sua empresa conquiste os objetivos e metas que espera com os seguintes benefícios:

Alcance

O Google Ads possui uma capacidade de alcance muito grande. De acordo com o site Statista, mais de 90% das pesquisas na Internet são feitas através do Google. No Brasil, o número chega a 99%.

Isso mostra a força do Google e a quantidade de pessoas que o seu anúncio pode alcançar.

Relevância

O Google entrega os seus anúncios de acordo com as palavras-chaves, ou seja, seu conteúdo chegará em quem de fato está interessado.

A relevância faz com que os custos do seu investimento valham a pena, justamente pela entrega ao público que quer interagir com a sua empresa.

Métricas

A plataforma fornece dados e estatísticas que permitem ao anunciante acompanhar o desempenho dos seus anúncios.

Acompanhamento é essencial para que os anunciantes possam otimizar seus anúncios, entendendo o que não está dando certo e otimizando o que está dando frutos.

Flexibilidade

Talvez um dos maiores benefícios do Google Ads. A plataforma é muito flexível porque oferece diversas opções de formato de anúncios.

Essa flexibilidade permite que os anunciantes possam criar campanhas adaptadas aos seus interesses e necessidades.

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