A importância do Marketing Odontológico

Você sabe qual é o papel do Marketing Odontológico na construção de uma carreira de sucesso na sua área? Continue com a sua leitura, e aprenda a incorporá-la ao seu dia a dia.

Ir ao dentista é algo que todos nós precisamos fazer com certa regularidade. A saúde bucal é muito importante e exige um acompanhamento para que esteja sempre em ordem.

No entanto, a concorrência entre dentistas é muito forte, e nesse cenário surge o Marketing Odontológico como uma ferramenta eficiente para gerar mais pacientes.

Com o desenvolvimento da tecnologia e estratégias extremamente elaboradas para atrair os pacientes para clínicas e consultórios, investir em Marketing para dentistas não é apenas uma regalia.

A publicidade digital deve ser tratada como uma prioridade por dentistas que estão procurando por mais pacientes.

Como Fazer Marketing Odontológico

O Marketing de hoje, está muito ligado aos meios digitais. Chamamos de Inbound Marketing a prática que se destina a atrair clientes para sua marca por meio de conteúdos de valor. Basicamente, você deve nutrir seus leads de informações sobre alguma dor específica, a fim de se colocar como a melhor solução para aquele problema.

E isso pode ser feito através de artigos, ebooks, e-mails, vídeos, entre outros formatos.

A internet está repleta de possíveis pacientes, isso significa que você precisa elaborar estratégias para atingir essa audiência. Para isso, é importante criar uma boa estratégia de Marketing para receber essa nova audiência com conteúdos informativos e possíveis soluções para o seu desconforto.

Trouxemos alguns pontos que você deve se preocupar:

Cuidados ao criar uma estratégia de Marketing para Odontologia

Marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo é algo indispensável na sua estratégia online. Resumindo, você deverá publicar conteúdo de valor de forma constante no seu site e rede social. Seu objetivo não é vender o seu trabalho, e sim inserir na mente do possível paciente, que ele pode estar passando por algum problema e que sua clínica pode resolver.

Seu conteúdo de site pode ser textual, em imagem, vídeo ou até mesmo podcast.

O importante é atrair e ter sempre o conteúdo que o seu público busca nos mecanismos de pesquisa.

Lembre-se que todo o material publicado deve seguir estratégias de SEO para que você tenha mais chances de aparecer na primeira página do Google.

Todo o seu trabalho de conteúdo pode e deve ser divulgado por meio das suas redes sociais. Para além de apenas divulgação, as redes sociais servirão ainda como um canal direto entre seu consultório e possíveis clientes. Portanto, não deixe de responder a todos e ter empatia.

E-mail Marketing

O E-mail Marketing é uma estratégia de meio de funil muito utilizada para estruturar um relacionamento entre sua clínica e os leads que chegarão até a sua base de dados. Geralmente, eles chegam por meio de uma Landing Page, onde vão depositar seus dados em troca de algum material que você vai oferecer, como um e-book, por exemplo.

Através do e-mail marketing, você poderá iniciar uma série de estratégias para o público segmentado e conquistar resultados excelentes. Os tipos de e-mails são muito variados. Podem ser promocionais, informativos ou até mesmo sazonais, que são aqueles de parabéns em aniversário ou felicitações em grandes feriados.

O objetivo é fortalecer o elo que existe entre os leads e seu consultório.

Leia: [GUIA 2023] Tudo sobre o e-mail marketing

Mídia Paga

Quando falamos em mídia paga, temos um leque de variedades para investimento, mas os mais comuns para o marketing odontológico, são o Meta Ads e o Google Ads.

Meta Ads: Consiste em publicidade paga pelo Facebook e Instagram. É muito recomendado para realçar a imagem da sua empresa, que aparecerá em anúncios nas redes sociais do público. A plataforma possui ótimas ferramentas de segmentação para que suas estratégias sejam mais certeiras.

Google Ads: O Google Ads é um atalho que te levará ao topo do Google sem que você precise dedicar tanto do seu tempo e energia. A única diferença é que você precisará pagar um valor X para ter relevância. A plataforma também permite que você anuncie em plataformas parceiras, como o Youtube, por exemplo.

Análise e Mensuração

O Marketing para dentistas não pode abandonar a parte de análises e mensurações. Qualquer empresa, seja na área da saúde ou não, precisa estudar os números para que as estratégias estejam sempre alinhadas.

As ferramentas de automação de Marketing, como o RD Station, permitem que você otimize o seu trabalho, e tenha acesso a uma série de estatísticas e dados que são extremamente relevantes para o desenvolvimento do seu Marketing odontológico.

Abordagem Presencial

E por último, mas não menos importante, jamais trate seus pacientes com indiferença ou de forma distinta ao que vinha fazendo online. Se você atraiu um lead pela internet, que foi até a sua clínica, trate-o com educação, respeito e empatia.

O trabalho do Marketing é atrair. Mas a sua equipe precisa estar preparada para receber seus novos pacientes com a mesma qualidade. Para isso, treine seu time para garantir um tratamento de excelência, do começo ao fim.

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