O que é Email Marketing e como iniciar uma estratégia eficaz para clínicas e consultórios?

O e-mail marketing é uma ferramenta de extrema importância para os profissionais da medicina que pretendem se estabelecer através do Marketing Digital. Através do e-mail marketing para clínicas e consultórios, é possível que os médicos fortaleçam a sua marca de maneira estratégica a um baixo custo.

Sua utilização tem como objetivo criar e manter o relacionamento com a sua base de clientes, gerando mais conversões em vendas e melhorando consideravelmente sua retenção.

Durante muito tempo, esse recurso foi sinônimo de spam e comunicação de pouca relevância. Entretanto, graças ao avanço de tecnologias que nos permitem automatizar processos, esse canal tornou-se um dos principais meios de relacionamento com a audiência.

Para compreender um pouco mais sobre essa ferramenta e de quais maneiras você pode implementá-la no seu consultório de maneira eficaz, é só continuar com sua leitura.

O que é email marketing?

O email marketing consiste em uma estratégia de Marketing Digital que busca trabalhar o relacionamento com seus consumidores ou leads através do disparo de e-mails. Vale lembrar que seu conceito é totalmente contrário ao spam, uma vez que o email marketing busca atingir um grupo de pessoas segmentadas e que de fato tenham interesse no que você está comunicando, ou no produto ou serviço que você está oferecendo.

Observe alguns exemplos de email marketing que comumente são utilizados e que, com certeza, você já deve ter recebido na sua caixa de entrada.

Email Sazonal

O e-mail sazonal é disparado em datas especiais, como felicitações de aniversário e datas comemorativas, e é muito importante em campanhas de e-mail marketing para clínicas, por exemplo.

Quando você recebe um e-mail de uma marca chamando pelo seu nome, algumas vezes até pelo seu apelido, como você se sente? Super especial, não é?

A ideia com esse tipo de e-mail é demonstrar cuidado e atenção com o seu público de maneira personalizada, onde cada um é tratado como seres únicos e especiais. E isso coopera com a percepção de valor no atendimento oferecido pela marca.

Para doutores, essa prática pode ser ainda mais vantajosa, considerando que o paciente não quer apenas ser atendido. Clientes de médicos se sentem muito mais felizes quando veem que o médico está realmente interessado em sua saúde. Chamar um paciente pelo nome e simplesmente perguntar se ele melhorou, pode mudar a imagem da marca perante o público.

Nos dias de hoje, valoriza-se muito oferecer um atendimento humanizado, então considere utilizar esse modelo no seu dia a dia.

Email Marketing de Boas-Vindas

O email de boas-vindas será a primeira interação da sua marca com um usuário recém-convertido, então é importante que seja especial e memorável. O seu visitante deixará os seus dados em troca de algum conteúdo gratuito. Assim que o usuário deixar seu nome, e-mail ou qualquer dado que considere interessante para sua estratégia, será disparado o e-mail de boas vindas para sua caixa de entrada.

O objetivo desse modelo é criar uma lista de e-mail segmentada, a qual poderá ser utilizada para realizar follow-ups, enviar newsletters e promoções buscando nutrir o lead com informações para que realize uma ação. Esse processo é fundamental para fixar a clínica ou o médico no inconsciente do paciente.

Para isso, reforçamos que os conteúdos devem ser pensados de maneira estratégica, pontuando suas maiores dores e dúvidas buscando alinhar quais conteúdos possam ser de seu interesse

E-mail Promocional

O e-mail promocional, contrário ao que o nome sugere, não se baseia apenas na promoção de produtos ou serviços. Você pode utilizá-lo com diversas finalidades.

O termo “promocional” tem o sentido de promover uma oferta, seja um conteúdo gratuito ou informativo. Através dessa prática, os médicos podem enviar informações sobre tratamentos e procedimentos.

Esse modelo de e-mail marketing para clínicas é ótimo para fazer o pós-consulta, oferecendo informações adicionais e orientações após a consulta médica.  

Newsletter

A Newsletters é uma ótima maneira de manter o relacionamento com seus Leads e clientes. Esse modelo tem uma abrangência maior de temas, tornando-se mais flexível quanto ao assunto tratado.

Aqui, você poderá enviar promoções para Leads mais avançados, que já demonstraram interesse na consulta ou tratamento, além de também encaminhar conteúdos mais densos para aqueles que estão no começo do estágio de compra e demandam de mais informações. Tudo dependerá da sua estratégia.

A importância do e-mail Marketing para sua clínica?

Segundo o site Statista, o número de usuários ao redor do mundo utilizando email chegou a 4,03 bilhões e deve crescer para 4,48 bilhões de usuários em 2024.


Se analisarmos que mais de um terço da população mundial utiliza e-mail, é bastante provável que seus pacientes também estejam entre essas pessoas, não concorda? Portanto, desconsiderar a sua utilização é quase como dar um tiro no pé.


O e-mail é uma ótima maneira de alcançar diretamente milhares de pacientes em potencial, e possui um custo relativamente baixo quando comparado aos outros meios, como anúncios patrocinados, por exemplo.

Tendo isso em vista, veja as dicas que preparamos para você iniciar a sua estratégia de e-mail marketing!

Conheça a jornada do paciente para criar campanhas eficientes

Conhecer o seu público e estar familiarizado com a sua jornada de compra é fundamental para criar estratégias eficientes e que gerem resultados. A jornada de compra voltada para o meio médico possui algumas etapas diferentes. Todas são importantes e é necessário que o médico as conheça. Cada uma delas demanda esforços diferentes, já que em cada etapa o paciente está em um momento diferente. São elas:

1) Conscientização

Nesta fase, os leads começam a ter consciência de que precisam de cuidados médicos ou tratamentos. Hoje em dia, no geral, a primeira ação que esses leads tomam, é pesquisar seus sintomas na internet. 

Através de uma boa campanha de tráfego pago ou SEO, seu consultório pode aparecer na pesquisa desse potencial paciente.

2) Consideração

Neste ponto da jornada, o paciente já está completamente consciente de seu problema, e vai começar a considerar as opções para tratá-lo. Eles vão avaliar as reputações e procurar por depoimentos de pessoas que já estiveram no lugar deles. 

Para que a campanha de e-mail marketing seja iniciada, é essencial que a clínica esteja nesses canais colhendo as informações e dados dos possíveis clientes. 

Nesse momento, é interessante que a clínica ofereça materiais de leitura para os pacientes em troca desses valiosos dados de contato pessoal.

3) Decisão

Aqui, os potenciais pacientes estão prontos para tomar uma decisão e escolher uma clínica médica. Eles vão levar em consideração tudo dito acima.

Portanto, é importante não titubear na hora de formar uma boa campanha de marketing digital que vai levar você ao e-mail desses pacientes.

4) Pós-consulta

Você poderá realizar esse ponto dentro do próprio e-mail. Fazer o paciente se sentir importante e querido, vai mudar a forma com que ele mesmo, sua família e até mesmo conhecidos olhem para a clínica.

Tenho certeza que você deseja uma clínica com uma reputação empática e o mais humanizada possível, então se certifique de criar um bom e-mail pós-consulta. 

Por dentro do E-mail Marketing

O tempo médio de atenção dos seres humanos não ultrapassa 8 segundos, então evite criar um email muito longo. Retire tudo que não for necessário para comunicar sua mensagem. Vá direto ao ponto!

Você também deve ter cuidado ao estabelecer o tom correto do email. Cada público tem sua forma de linguagem diferente. Com pacientes, o ideal é ser muito cordial, mas mostrar que você pode resolver os problemas.

Busque chamar o seu leitor pelo nome, converse como se estivessem entre amigos. 

Isso ajuda a criar proximidade e ele se sentirá mais confortável para se comunicar abertamente.

Para concluir, a nossa maior dica para começar uma estratégia de e-mail marketing para clínicas, é: estudem muito. Toda campanha realizada com o único objetivo de gerar vendas, criando conteúdos pouco eficientes e dispersos, tem grandes chances de dar errado.

Então, antes de colocar seu time para jogo, analise o mercado, seus pacientes e os conteúdos que são do seu interesse. Só assim você estará utilizando a ferramenta de maneira estratégica.

Gostou? Compartilhe: