O que é ROI e como Calcular no seu Negócio

Vivemos em uma era em que o Marketing Digital gera dados e métricas, que servem como um guia para estratégias digitais, além de colaborar para atingir as metas de cada empresa.

O ROI faz parte da lista de indicadores que torna possível, saber de forma precisa, a eficiência e o retorno do investimento realizado em cada campanha. 

Nesse artigo você vai entender melhor o que é o ROI e sua importância.

O que é ROI

O ROI é a abreviação de Return On Investment, que em português significa “Retorno Sobre Investimentos.

Basicamente, a métrica permite ao usuário saber exatamente o montante de lucro ou prejuízo quando algum investimento é feito.

O ROI é essencial para entender o que funciona em suas estratégias de marketing, e o que pode ser melhorado para atingir os objetivos

Como Calcular

Para calcular o ROI, basta dividir o lucro gerado, pelo custo do investimento. A fórmula é simples:

ROI = (Lucro / Investimento). Caso você queira descobrir a porcentagem, basta multiplicar o número encontrado por 100.

Por exemplo: uma empresa do setor de moda fez um investimento de R$5.000,00. O lucro obtido foi de R$30.000,00. Jogando na nossa fórmula, temos o seguinte resultado:

ROI = 30.000/5.000 * 100

ROI = 600%

Não é tão complicado, certo? Fazer o ROI é um processo simplificado de matemática, mas que pode nortear a sua empresa ao sucesso.

Como usar o ROI no seu Negócio

Certo, agora que o ROI foi desmistificado, você já pode aplicar em suas campanhas.

Antes de começar a utilizar a métrica, garanta que seu negócio esteja alinhado ao que o ROI necessita para que funcione com eficiência:

  • Objetivos Definidos: Estabeleça quais metas deseja alcançar com o investimento. Objetivos e metas impulsionam o crescimento dos negócios.
  • Coleta de Dados: Tenha uma equipe responsável pela coleta dos dados. Para obter um ROI com precisão, é necessário que os dados coletados sejam verdadeiros e precisos.
  • Acompanhamento: O ROI é um dado dinâmico. Isso significa que ele pode mudar. Garanta que um profissional ou uma equipe façam o acompanhamento adequado da métrica.

Quais as Vantagens ao Utilizar o ROI

Como a maioria dos empreendedores já sabe, as métricas tornaram-se essenciais dentro do Marketing Digital.

Confira 3 áreas inseridas em um empreendimento onde a métrica produz vantagem ao empresário:

  • Escolher os canais de Marketing: Utilizando os dados encontrados, os empreendedores estão aptos a entender quais canais estão gerando leads mais qualificados ou maior número de vendas.
  • Investir em Novo Produto: Ao analisar o custo-benefício de um produto é possível verificar se vale a pena ou não apostar nele no mercado.
  • Verificação de Processos: Com o retorno sobre investimentos (ROI), é possível que a equipe faça análise dos números e compare processos e assim determinar novas estratégias.

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Como você viu durante sua leitura, aplicar o ROI ao seu negócio não é uma métrica difícil, entretanto, é comum que empresários sintam dificuldades ou não despendam tempo para essa atividade. 

É por essa e outras razões que você pode contar com a agência Pixelfy, especialista em Marketing Digital e Inbound Marketing. 

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