Gatilhos Mentais para Vendas e Conversões

Gatilhos mentais são elementos de grande importância hoje em dia, sobretudo na globalização digital.

O mercado consumidor recebe uma variedade imensa de incontáveis anúncios todos os dias, portanto, ser diferente e ter destaque tornou-se imprescindível.

Nesse sentido, os gatilhos mentais surgiram como uma estratégia de marketing que permite potencializar suas vendas e conversões. Entender o que são gatilhos mentais e como eles atuam no cérebro humano é um detalhe que fará total diferença nos resultados do seu empreendimento. 

Nesta leitura, você vai conhecer alguns gatilhos mentais para vendas e conversões. Vamos dar início à jornada entendendo conceitos.

O que é um Gatilho Mental

O gatilho mental consiste em estímulos que possuem influência direta na tomada de decisão de um indivíduo.

Eles são baseados em princípios psicológicos, que de forma direta ou indireta afetam as emoções e instintos do público-alvo.

É importante ressaltar que da mesma forma que um gatilho mental pode despertar algo positivo em alguém, ele também pode desencadear emoções ruins e traumas do passado.

Isso significa que utilizar gatilhos mentais em sua estratégia de marketing deve ser algo pensado e muito bem estudado.

Basicamente, os gatilhos mentais podem ativar a atenção das pessoas por meio de um ou mais sentidos, que são a visão, paladar, tato, olfato e audição.

Quando sua empresa encontra o timing perfeito e utiliza os gatilhos da maneira correta, os resultados tendem a ser bastante positivos.

Gatilhos Mentais para Vendas e Exemplos

Existem diversos gatilhos mentais que podem ser utilizados para despertar algo no próximo. Dentro do Marketing, utilizamos mais alguns do que outros. Por isso é fundamental que você conheça quais são e como utilizá-los visando elevar suas vendas e conversões. 

Confira alguns exemplos para aplicá-los o quanto antes do seu negócio.  

Gatilho Mental da Escassez

Neste caso, o objetivo central é explorar o receio da perda.

A matemática é simples: ao sugerir que determinado produto está acabando ou que faz parte de algo limitado, você instiga uma ação rápida, fazendo com que ela tome uma decisão rapidamente. 

Afinal, ninguém quer perder oportunidades.

Exemplo: A montadora de carros X está lançando 300 unidades especiais do veículo Y

Gatilho da Urgência

O gatilho da urgência também desperta a necessidade de agir, mas é um pouco diferente da escassez. 

Aqui, as ofertas são limitadas, obrigando o consumidor a tomar uma decisão num curto espaço de tempo. Lojas comerciais utilizam muito esse gatilho mental.

É comum observarmos a apelação para o senso de oportunidade como: “oportunidade única” ou “não desperdice essa chance”.

Exemplo: A loja X está oferecendo 40% de desconto em todos os artigos somente hoje

Gatilho da Prova Social

Não é apenas argumentação, é ciência: o ser humano está muito mais propenso a tomar uma decisão levando em consideração a experiência de terceiros. 

O gatilho da prova social utiliza feedbacks como uma forma de comprovar que o produto/serviço é de qualidade. Pessoas que provaram e atestam o valor do produto poderão influenciar os demais a fecharem contrato. 

Exemplo: Você acessa um site e se depara com uma área repleta de depoimentos de antigos alunos comprovando a qualidade do material. 

Gatilho da Autoridade

O gatilho da autoridade explora o sentimento de confiança por meio de pessoas que são consideradas autoridades no assunto.

Neste caso, o gatilho é simples: utilizar especialistas no seu nicho aumentam as chances do público confiar na sua marca como a melhor solução. 

O objetivo aqui é conquistar credibilidade.

Exemplo: “Você acessa um site de um produto de beleza e encontra um selo de aprovação de uma Influencer da área”

Gatilho da Novidade

O corpo humano libera dopamina quando entramos em contato com alguma novidade. É nesse ponto que o gatilho mental da novidade se baseia.

É muito comum que empresas de todos os setores utilizem na divulgação de produtos frases que abordam inovações, algo “nunca antes visto”, isso empolga o público. 

Exemplo: “Empresa X lança novos aparelhos smartphones repleto de novidades”

A Importância do Copywriting

Como você observou, os gatilhos mentais estão presentes diariamente em anúncios e propagandas no mundo do Marketing.

O copywriting é a arte de escrever textos persuasivos com o intuito de convencer o leitor. Os gatilhos mentais são peças centrais na rotina dos profissionais de copywriting.

Nesse sentido, é essencial que a sua empresa conte com a ajuda profissional de agências de marketing especializadas.

Somos a Pixelfy, uma agência de Marketing Digital com profissionais especializados e com certificações comprovadas em técnicas de copywriting.

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