Quem trabalha com Marketing Digital sabe que as plataformas e as estratégias se atualizam o tempo inteiro. Manter-se inserido na área significa não parar de estudar e se atualizar. Conheça algumas tendências do Marketing Digital em 2024.
As tendências são orientações que o mercado costuma seguir em relação ao futuro. Todos os anos, novas previsões são feitas com base em estudos do mercado consumidor e do lançamento de novas tecnologias.
Faça com que sua marca se adapte às mudanças e esteja pronto para aderir novas ideias rumo ao sucesso.
Explore as Comunidades Online
Desde os primórdios das redes sociais, com o Orkut e MSN, por exemplo, temos as comunidades presentes. Para o Marketing Digital, elas podem ser extremamente úteis.
Uma comunidade online consiste em um grupo de pessoas com interesses em comum. Elas trocam experiências e mensagens.
Esse é um prato cheio para a sua marca, que pode encontrar e criar relacionamento com o público-alvo em um só lugar.
Lembre-se: a comunidade que você criou não é um lugar para você apenas tentar vender seus produtos ou serviços, afinal, nenhum consumidor gosta disso.
A ideia é que sua empresa participe e crie conexão e relacionamento com os membros da comunidade. Nutrindo essa comunidade com conteúdos que realmente fazem a diferença.
Utilize o UGC
O UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário) é uma das grandes tendências de Marketing Digital em 2024. Não se engane, por mais que o marketing de influência funcione muito bem, o consumidor ainda confia mais nas recomendações de uma “pessoa física”, que criou aquele conteúdo ou recomendação de forma orgânica.
Chamamos isso de prova social. Depoimentos, comentários, fotos, vídeos e postagens em mídias sociais ou em outros canais são alguns exemplos de UGC.
Esse tipo de conteúdo é visto como confiável, pois diz respeito a experiência de uma pessoa comum. Contribuindo então para o aumento da credibilidade da marca e suas conversões.
Branding
Desde que se popularizou, o Branding nunca sai das tendências, afinal, sua marca precisa ser lembrada para cativar o público.
Como tendência de marketing digital para 2024, temos o forte estudo de estratégias de branding para que a sua marca seja marcante para o cliente.
Branding significa identidade forte e com solidez no mercado. Seus consumidores possuem uma variedade de opções na concorrência, e os valores da sua empresa, aliado ao relacionamento desenvolvido, pode ser o detalhe para que você seja lembrado e escolhido.
Marketing de Collabs
As Collabs são as famosas colaborações entre marcas. Hoje, o Instagram permite que duas contas publiquem o mesmo conteúdo de forma simultânea, mostrando que o material foi feito em parceria.
Nesse sentido, temos um crescente número de marcas trabalhando juntas em busca de explorar novas áreas e novos consumidores.
Em 2023, tivemos diversos cases de marcas distintas que trabalharam juntas para uma atrair o mercado da outra, sem que haja prejuízo para elas. Um deles, é o tênis feito pela Fila em parceria com o Burguer King.
A ideia é buscar serviços/produtos complementares ao seu e utilizá-lo como um propulsor para atingir uma nova fatia do mercado ainda não explorada pelo seu negócio.
Seja Presente
Conhece o ditado “quem não é visto, não é lembrado”?
A frase serve perfeitamente para o Marketing Digital. Estar presente em todos os canais que fazem sentido para o seu público é essencial para que seus consumidores conheçam você.
Praticar o Marketing Digital de forma consistente envolve a utilização de canais de comunicação que fazem sentido para a sua marca e para o seu público-alvo.
Hoje em dia, destacam-se as empresas que conseguem garantir uma boa experiência do usuário dentro do marketing digital, gerar conteúdo de valor e proporcionar atendimento de qualidade onde quer que o consumidor esteja.
Eventos de Compras Ao Vivo
Na ásia, já é muito comum a presença de Lives para comercializar produtos. A expectativa é que a prática chegue de vez ao Brasil.
As Lives focadas em vendas reproduzem a experiência de estarmos em um balcão de uma loja, enquanto o vendedor explica tudo sobre o produto. Porém, sem demandar de um espaço físico.
Os comerciantes abrem a live, aguardam pelas pessoas e começam a apresentar seus produtos, responder perguntas feitas nos comentários e destacar características de cada item.
O ponto positivo dessas “Lives Shopping” é poder entender mais sobre as dúvidas da sua audiência e entregar o que eles precisam, na hora certa para efetuar uma compra.
Essa tática, além de criar um envolvimento maior entre o possível comprador e o produto, mata objeções e cria uma necessidade ainda maior dele adquirir tal produto.
Outro benefício é poder mapear as principais dúvidas e dores que aquele produto poderá solucionar, auxiliando na construção de copys mais assertivos e melhor direcionados para o seu público.
Em alguns países da Ásia, já foram vistas Lives Shopping até mesmo de verdureiros, por exemplo.
Inteligência Artificial
É claro que as conhecidas IA’s não faltariam nesse conteúdo. A Inteligência Artificial está revolucionando todos os mercados os quais estão inseridos. No Marketing não seria diferente.
Automação de Marketing, Chatbots e Geração de Conteúdo com auxílio de robôs online são grandes tendências para o Marketing Digital em 2024. O mais importante neste momento, não é usar Inteligência Artificial, mas sim saber como usar com eficiência.
Entenda a Importância dos Dados
Não é de hoje que o universo do Marketing Digital fala sobre a importância dos dados, correto? Em 2024 continuará sendo necessário que sua empresa tenha softwares e plataformas para que você possa armazenar e estudar os dados coletados.
No Marketing, temos a certeza que as marcas que conseguem criar estratégias baseadas nos dados coletados, saem na frente dos concorrentes dentro do mercado.
Em geral, a coleta de dados pode estar atrelada à utilização de Inteligência Artificial, tema do tópico anterior neste artigo.
Comunicação Inclusiva
Acredita-se que 2024 será o ano em que a comunicação inclusiva e madura estará mais em alta. Será necessário que empresas e profissionais de comunicação atentem-se às abordagens inclusivas e acolhedoras.
O Marketing Digital deverá alcançar o maior número de segmentos possível, sem excluir pessoas e com uma linguagem acessível e sem preconceitos.
Programa de Fidelidade
Seus clientes amam programas de fidelidade, e em 2024 você deverá aplicar a estratégia ao seu negócio.
Por pontos ou cashback, criar programas de fidelidade possibilita a atração de novos clientes ao mesmo tempo que ocorre a retenção do seu público.
E o mais importante: você estimula a lealdade do seu consumidor.
Esteja um Passo à Frente
O Marketing Digital possui um futuro incrível e de muitas possibilidades para aqueles que trabalham e estão dispostos a enfrentar o novo.
Seguir as tendências do Marketing Digital em 2024 vai garantir boas chances de atingir seus objetivos e obter os melhores resultados.
Com essa leitura, você tem em mãos diversas ferramentas e estratégias de Marketing para iniciar o ano com um grande diferencial.
Aqui na Pixelfy, estamos sempre nos mantendo atualizados acerca do universo do Marketing Digital com o objetivo de oferecer o melhor aos nossos clientes. Dedicar-se aos seus objetivos profissionais é uma tendência fixa em nosso ambiente de trabalho.