Havia um tempo em que o Marketing era focado na venda do produto ou serviço oferecido. Hoje em dia, o cliente é o centro das atenções em todas as etapas de uma estratégia de marketing. Vamos entender tudo sobre o Inbound Marketing.
Com o advento da tecnologia, sobretudo com a chegada das redes sociais e do consumo sob demanda, ficou claro que a realidade seria mudada de forma permanente.
Marcas precisam entender melhor o mercado e elaborar novas formas de atrair e conquistar clientes.
Assim surgiu o Inbound Marketing, que você vai compreender de forma completa a partir de agora.
O que é Inbound Marketing
O Inbound Marketing consiste em um conjunto de estratégias de marketing voltadas para a propagação de conteúdo de valor a fim de atrair a sua persona.
Dessa forma, as marcas conquistam a confiança, criam uma comunicação melhor direcionada e nutrem esses leads com informações relevantes, firmando um relacionamento que pode vir a se tornar permanente
.Ou seja, o Inbound Marketing, por meio das estratégias corretas, faz com que o público entre em contato com a marca, e não o contrário.
Como Fazer Inbound Marketing
Fazer Inbound Marketing pode ser um tanto quanto desafiador. É necessário cumprir alguns pontos essenciais para que as estratégias funcionem da melhor maneira e a sua empresa conquiste os resultados esperados.
Definição do Público-Alvo
Você não pode esperar que sua comunicação seja eficiente se você não tem um público-alvo definido, certo?
Estude o mercado e faça análises para identificar quem são seus potenciais clientes. É para essas pessoas que a sua empresa vai falar.
Trabalhar voltado para um público específico e direcionar a entrega de conteúdos de valor e relevância para essa audiência cria uma oportunidade única para você construir um bom posicionamento na web.
Trabalhe a Jornada de Compra
Trabalhar a jornada de compra é algo que não pode ser ignorado. Certifique-se de que seus leads estão passando por todo o processo da forma ideal.
Conheça mais a Jornada de Compra
1 – Descoberta e Aprendizado: Seu público ainda não conhece o seu produto/serviço, tampouco a necessidade de adquiri-lo. Nessa etapa, você deve criar materiais de captação a fim de despertar o interesse e a necessidade do público na sua oferta.
Exemplos: Criação de artigos com técnicas apuradas de SEO e publicação de conteúdos de mídia em redes sociais.
2 – Reconhecimento: Neste momento o seu público já identificou o problema e vai iniciar uma pesquisa mais aprofundada sobre esse assunto. Você deve criar materiais com conteúdos mais densos e completos com a intenção de fornecer o máximo de informações possível.
Exemplos: E-books informativos, webinars e infográficos bem construídos e que esclareçam suas principais dúvidas sobre o tema.
3 – Consideração: Na terceira etapa, o lead já entendeu que o problema existe e que deve ser resolvido. Agora, sua missão será provar para esse público que você é a melhor opção para solucionar aquele problema em específico. Nesse caso, os cases de sucesso são ótimos para destacar você dos demais concorrentes.
Exemplos: Provas sociais, como feedbacks em texto ou em vídeo que comprovem a qualidade do seu produto/serviço.
4 – Decisão: Na última etapa, o lead já decidiu que vai fechar negócio e está em busca da melhor opção. Para isso, ele vai te comparar com todas as outras ofertas no mercado. Ressalte seus diferenciais e lembre-se de facilitar o processo de compra ao máximo, ofertando todas as informações possíveis para que não haja impeditivos para fechar uma compra.
Exemplos: Materiais que abordem as principais objeções com o seu produto e que centralizem todas as informações referentes à tomada de decisão como entrega (caso seja um produto físico), ou flexibilidade de pagamento.
Benefícios do Inbound Marketing
Ao produzir conteúdo de atração bem direcionado e estratégico, você observará alguns benefícios que vão alavancar o faturamento do seu negócio.
Além de aumentar a visibilidade da marca, educar o público e criar uma imagem de autoridade e referência no assunto, seu negócio pode garantir uma variedade de vantagens, como:
- Construção de relacionamentos com clientes;
- Mais satisfação por parte dos consumidores;
- Melhorias no ROI médio;
- Geração de Leads na base de dados;
- Aumento de tráfego em sites e redes sociais.
Não há mais espaço na área da comunicação e publicidade para marcas que não aplicam o Inbound Marketing na prática.
Ferramentas de Inbound Marketing
As ferramentas de Inbound Marketing permitem que você atraia, converta e encante os seus clientes.
A utilização das ferramentas corretas é muito importante, pois possuem funcionalidades e especialidades únicas que permitem que os processos sejam otimizados e automatizados.
O Google Keyword Planner, o SEMrush, HubSpot e principalmente o RD Station, são exemplos de ferramentas que aprimoram o desenvolvimento de Inbound Marketing e ajudam os negócios a prosperarem.
Agência de Inbound Marketing
Você deve levar em consideração que produzir Inbound Marketing é um processo bastante trabalhoso.
Quando falamos em Marketing de Atração, você precisa compreender que a constância é indispensável para o sucesso. E nesse ponto, as agências de Marketing são essenciais.
Contratar uma agência de Marketing Digital é um passo importante para obter sucesso em meio à tanta concorrência no mundo do Marketing Digital
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