Marketing Médico: O Guia Completo 2023

Estamos em 2023. Nossa sociedade hoje, é pautada pelo digital, e nesse sentido, qualquer empresário precisa focar atenções em fazer publicidade online. Esse conceito de trabalhar o Marketing Digital em clínicas e consultórios sempre sofreu um certo “preconceito”, principalmente pela dificuldade que os médicos têm em tratar pacientes como clientes e agendamento de consultas e procedimentos em vendas. Hoje você vai aprender tudo sobre Marketing Médico.

Na leitura deste guia 2023 de Marketing Médico, você entenderá de forma completa os principais mecanismos, elementos e ferramentas que utilizamos para criar um Marketing Médico com sucesso por meio da Internet atualmente.

Funil de Vendas no Marketing Médico

O Funil de Vendas é o primeiro grande conceito que você deve aprender a trabalhar. Por meio dele, seu consultório terá controle sobre os leads e saberá exatamente como agir como cada possível paciente. O Funil de Vendas divide-se em 3 partes básicas.

  • Topo do funil: Neste ponto, o seu possível paciente descobriu um problema e começa a pesquisar sobre como resolvê-lo. A meta aqui, é atrair e fazer com que ele comece a fixar o seu consultório como uma possível solução para sua dor. Seu papel é educar esses leads e conscientizá-los sobre o problema que enfrentam e que você tem tudo que é necessário para ajudar.
  • Meio do funil: Aqui, alguns leads foram embora, outros já consideram a sua marca como a solução de seu problema. É nessa marca do funil que você irá gerar conteúdo de valor para estimular ainda mais aquela pessoa a escolher de fato o seu consultório. Lembre-se de que precipitação pode afastar os seus leads, e levá-los nas mãos dos concorrentes.
  • Fundo do funil: Os leads já avaliaram você e sua concorrência. Cabe à sua clínica, ajudá-los a finalizar o processo com mecanismos e elementos que facilitem a decisão. A relação de confiança que foi formada entre a sua marca e os leads faz com que você se torne uma autoridade no assunto e alguém em quem eles podem confiar. Também é o momento de alimentar o lead com detalhes da sua oferta e com depoimentos de sucessos de outros consumidores. 

Agora, com o conceito de funil de vendas na sua mente, vamos entender melhor cada um dos pontos vistos e de que maneira você pode aplicar no sue consultório. Cada parte do funil possui a sua própria importância, então preste atenção em cada uma delas.

Atração – Topo do Funil

No topo do funil, os leads ainda não conhecem o seu consultório. É o momento de você expor sua marca e seu trabalho. Para isso, a Pixelfy utiliza muito as ferramentas de mídia paga e orgânica que você precisa conhecer e se adaptar.

Google Ads (Mídia Paga)

O Google Ads é a ferramenta de publicidade online do Google. Por meio do Google Ads, seu consultório fará campanhas online que podem aparecer no próprio site do Google, ou em parceiros como o Youtube. Geralmente, é por meio do Google Ads que as empresas alcançam o tão sonhado topo do Google.

A sua intenção aqui, será aparecer com campanhas que façam sentido para as pessoas que vão buscar consultórios e clínicas. Seus anúncios podem ser em formato de imagens e de vídeos. Além disso, a plataforma oferece uma ampla visão para que você avalie números e melhore suas estratégias.

Meta Ads (Mídia Paga)

O Meta Ads é a ferramenta de publicidade online da Meta. Essa plataforma abrange o Facebook e o Instagram, as gigantes de Mark Zuckerberg. O Meta Ads é muito indicado para aumentar engajamento e estar presente nas redes sociais das pessoas que em algum momento se interessaram por um serviço que a sua clínica faz.

Através do Meta Ads, você também pode direcionar os Leads ao seu site para que vejam o seu conteúdo e se interessem ainda mais pela sua clínica. Assim como no Google Ads, existem muitas opções de segmentação de público para que a campanha seja certeira.

Conteúdo (SEO – Mídia Orgânica)

O Marketing de Conteúdo certamente vai gerar muito frutos para sua clínica. Diferente da mídia paga, você não patrocinará nenhuma publicação. Sua missão aqui é gerar o máximo de conteúdo relevante possível dentro do seu site ou blog.

Esse conteúdo precisa seguir regras de SEO para que o Google e outros mecanismos de pesquisa classifiquem o seu site o mais alto possível quando algum usuário pesquisar por um tema relacionado.

De forma geral, você precisa cuidar da escolha de palavras-chave, prezar por um conteúdo que agregue valor, ter atenção ao título, descrição, URL e todas as imagens que estarão nos artigos.

Cada passo conta para que os robôs do Google entreguem suas matérias para mais pessoas e faça um ranqueamento positivo do seu site dentro do mecanismo.

Conversão – Meio do Funil

Chegamos no meio do Funil. Você vai entender mais sobre como converter as pessoas que chegaram até seus anúncios e se interessaram pelos seus serviços.

Landing Pages

Também conhecidas como páginas de Destino ou de Captura. As Landing Pages são páginas criadas exclusivamente com o intuito de captar os dados do visitante. São projetadas para serem completas e apenas com os dados necessários. Na sua Landing Page, você deve pedir pelos dados do lead entregando algo em troca, como um e-book ou um cupom de descontos, por exemplo.

Os dados devem ser armazenados na sua base para que mais campanhas de Marketing Digital sejam feitas por meio deles. É válido lembrar que os pacientes só deixarão os dados, caso a recompensa seja de valor, portanto, entregue algo que valha a pena.

Sites

Seu site é a sua presença marcada no mundo online. É onde as pessoas sabem que vão encontrar todas as informações necessárias sobre o seu consultório 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Você deve tratar o seu site como a sua fortaleza na Internet. Pense sempre que o site deve ser responsivo e garanta que os pacientes vão encontrar tudo o que precisam nele.

É no seu site que você vai publicar artigos com estratégias de SEO (já comentamos sobre SEO). Isso significa que quanto melhor o conteúdo oferecido, mas pessoas chegarão ao site, então ele deve ser impecável.

Ebooks

Os e-book funcionam como imãs de leads. Geralmente, eles são o produto mais ofertado nas Landing Pages buscando dados de leads. Por meio dele, você deve oferecer informações valiosas sobre a dor do paciente e fazê-lo entender que a sua clínica é uma possibilidade real para solucionar tudo aquilo que você está explicando.

Relacionamento – Meio do Funil

Na etapa de relacionamento, a sua clínica já colheu dados e os pacientes estão interessados nos seus serviços. É hora de manter um relacionamento agradável e ser o menos invasivo possível.

Mídias Sociais

Falamos que os sites funcionam como uma presença online, contudo, não podem estar sozinhos. As redes sociais surgem como uma aliada e uma fonte de relacionamento entre o seu consultório e o paciente.

Por meio das redes sociais, você pode fazer posts interativos além de nutrir os pacientes com informações.

O atendimento e a interação entre marca e cliente é muito importante nas redes sociais, pois ela funciona como um canal direto. É essencial que seu consultório jamais deixe de responder uma pessoa nas redes sociais. Mesmo que seja sem intenção, o lead pode enxergar como descaso e você perderá um paciente.

E-mail Marketing

O E-mail Marketing é certamente uma das estratégias mais importantes dentro do Marketing Digital. Lembra quando comentamos em dados captados nas Landing Pages? O e-mail é o principal.

Com os endereços de e-mail, podemos fazer campanhas de e-mail marketing personalizadas para cada público-alvo que foi segmentado. Com uma equipe profissional, os e-mails chegarão no momento certo e com o conteúdo certo para cada lead. Confira alguns exemplos de e-mail marketing que impulsionam o relacionamento com o cliente:

E-mail Sazonal: Procura mostrar preocupação com o lead. Seu disparo é feito em datas comemorativas, como aniversário e feriados. Cada lead deseja se sentir único, por isso o e-mail sazonal é essencial no Marketing Médico.

E-mail de Boas-Vindas: O disparo desse e-mail pode ser feito quando algum paciente agendar uma primeira consulta ou se inscrever em algum curso ou evento do seu consultório. Também gera mais proximidade entre agência e paciente.

E-mail promocional: Esse tipo de e-mail serve para que você divulgue ofertas ou apenas promova seus serviços. Também é útil para avisos sobre fechamento ou abertura em datas e horários extraordinários.

Newsletter: Você já deve ter ouvido falar nesse nome. As Newsletter abordam um maior número de temas. A ideia aqui é flexibilidade para que o relacionamento entre você e seu paciente aumentem ainda mais.

Venda – Fundo do Funil

Os leads nutridos com suas informações finalmente escolheram a sua clínica como a solucionadora de suas dores. Mas ainda existem alguns pontos que temos que conversar e você precisa entender.

CRM

CRM é a sigla em inglês de Gestão de Relacionamento com o Cliente. É uma ferramenta com alto grau de relevância no momento de vendas.

Por meio dele, sua clínica terá um leque de opções para estudar cada lead. Você poderá centralizar dados, fazer o acompanhamento de cada lead dentro do funil de vendas e poderá fazer análises sobre o que mais funcionou nas suas estratégias, entre outras funcionalidades.

O CRM permite que tudo seja personalizado e estudado, proporcionando mais assertividade no momento da venda. O RD Station CRM é o mais recomendado pela Pixelfy. Sua plataforma também permite uma maior aproximação dos times de Marketing e Vendas, para que nenhuma informação esteja solta e toda sua equipe esteja alinhada.

Escolha a Pixelfy para desenvolver uma estratégia de Marketing Médico

Não é mistério – principalmente após a leitura deste artigo – que produzir Marketing Digital é uma tarefa árdua. Seu consultório necessita de uma agência completa para garantir o seu Marketing Médico.

Temos os profissionais adequados com expertise e certificações para atuar em cada momento que a sua empresa precisar no mundo do Marketing.

Veja você mesmo os nossos cases de sucesso e observe como trabalhamos o Marketing em geral e o Marketing Médico. Nosso objetivo é que sua clínica cresça cada vez mais.

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