Da mesma forma que o e-mail marketing é uma das estratégias favoritas das agências de marketing para criar uma comunicação direta com os leads, a prática também pode ser um tanto quanto desafiadora.
Com o intuito de ajudar você a inovar e criar relacionamentos mais humanizados com seu público, trouxemos alguns exemplos de e-mail marketing criativo em 2023 para você se inspirar.
Embora muitos pensem que o e-mail marketing “morreu”, ele continua sendo uma estratégia necessária e que traz muitos resultados. E o melhor de tudo: a um custo baixíssimo.
Através da análise da persona, é possível criar uma comunicação humanizada e atrativa, instigando sua base de leads a adquirir o seu produto/serviço. Por outro lado, é importante entender que nem todos estarão propensos a finalizar uma compra. Por isso o conteúdo precisa ser estruturado com estratégia a fim de obter bons resultados em conversões.
E-mail Marketing Criativo
Soltar a criatividade na produção do seu e-mail marketing pode ser o diferencial entre você e seu concorrente, seja na arte como no título. Por isso, tente sempre inovar e criar copys criativos alinhados ao interesse da sua persona.
Falando em título, ele será a primeira interação do lead com seu e-mail, então tente deixá-lo atrativo sem sobrecarregar demais com emojis ou promessas muito milagrosas.
Outro ponto que você deve considerar é a inovação. Procure ficar por dentro das novidades e crie comunicações cada vez mais humanizadas e criativas.
Cuidado com os Exageros
Exagero nunca é bom. Essa frase também se enquadra no Marketing Digital. Tome muito cuidado com exageros, observe a sua mensagem e veja se ela não contém elementos ou cores demais. Existem informações que devem ser tratadas com mais seriedade.
Leve em consideração também o perfil do receptor da mensagem. Como falado anteriormente, existem públicos que certamente estarão abertos a receber um tipo de conteúdo mais criativo, mas também haverão aqueles que irão preferir uma comunicação básica e comum, sem nenhum elemento diferente.
Para instigar a sua criatividade, trouxemos alguns exemplos feitos aqui na Agência Pixelfy que poderão abrir seus horizontes para aplicar também no seu negócio.
Exemplos de E-mail Marketing
Forneria Luce
No exemplo acima temos um e-mail marketing sazonal criado para a Forneria Luce, estabelecimento focado em doces e salgados fit.
Repare que a linguagem que utilizamos é informal e a identidade visual feminina e delicada. Isso porque queremos atingir um público majoritariamente feminino, na faixa de 25 e 60 anos e que procuram opções saudáveis e saborosas para acrescentar a sua rotina.
Outro ponto a destacar é a frase “FELIXXXXX PÁSCUA”, utilizada na segunda imagem. Ele traz uma certa informalidade, algo que é bem aceito pela audiência, o que cria uma ligação ainda maior com o público que queremos atingir: os cariocas.
Viu como a criatividade pode aproximar o público da sua marca sem grandes esforços? Para isso, o copy precisa ser estruturado a partir dos gostos do seu público-alvo.
Acima, temos mais dois exemplos de e-mail marketings criados para a Forneria Luce.
Aqui, nossa intenção é instigar o receptor com imagens provocativas para deixá-lo com água na boca, e os GIFS serão perfeitos para mostrar com precisão o que o cliente está prestes de adquirir.
Quando falamos em clientes do ramo alimentício, os GIFs serão ótimos para instigar ainda mais uma compra.
Inset OFF
No caso acima, realizamos um trabalho para a Inset OFF, uma empresa de dedetização no Rio de Janeiro.
Como você pode ver, utilizamos esse e-mail marketing bem no início da primavera para destacar uma necessidade: a proteção contra insetos.
Para isso, utilizamos algo mais criativo, tanto de forma gráfica quanto textual. Utilizar datas, feriados ou mudanças de estações é muito bom para o seu negócio, pois é possível reunir conteúdos educativos alinhados a ocasião.
Outro detalhe é a inserção de um emoji de uma pessoa no rosto do trabalhador, o que também transmite humanização e uma linguagem mais informal.
Livraria Trovadores
Por fim, para a Livraria Trovadores fizemos e-mails chamativos com cores vibrantes e elementos infantis.
Escolhemos esse tipo de linguagem porque a Livraria Trovadores se concentra no público infantil, mas sabemos que os pais são intermediários entre a empresa e a criança. Portanto, devemos usar uma linguagem simples e divertida, como uma infância deve ser levada.
Esse tipo de e-mail agrada os pais e caso a criança veja, certamente se sentirá atraída pelo conteúdo da mensagem.
Aposte na Criatividade
Faça com que seu público se sinta motivado e interessado pela mensagem que você está enviando. O processo de criatividade precisa estar presente na sua equipe para que os resultados sejam positivos.
Comece a colocar seus e-mails marketing criativos em jogo e lembre-se: cuidado com excessos e não esqueça nunca da persona.
Contrate uma Agência de E-mail Marketing
Por fim, nossa dica final é: contrate uma agência de e-mail marketing.
Somos a Pixelfy, uma agência de Marketing Digital especialista em e-mail marketing. Nossa equipe possui a expertise e a criatividade necessária para atuar desde a elaboração até a análise de resultados das estratégias de e-mail marketing.
Sua concorrência já está investindo. Garanta que sua marca não seja deixada para trás!