Vivemos a era digital, e atrelada a ela, temos uma potencialização enorme dos meios de comunicação como publicidade e propaganda. Hoje em dia, é essencial que todos que queiram se destacar no mercado, seja em qual área for, tenham uma imagem digna, com valores e conceitos muito bem alinhados na Internet e fora dela. E é nisso que o Branding para médicos se encaixa.
A reputação importa e todos devem estar atentos a isso. Ou seja, é necessário que se tenha uma gestão de Branding.
O conceito de Branding
Engana-se quem imagina que o Branding se resume a logotipo ou identidade visual. Basicamente, o Branding consiste em um conjunto de ideias, ações e comportamentos, que juntos, fixam a marca na cabeça do consumidor e o influencia a tomar a decisão em favor da sua marca, construindo assim, uma reputação positiva e de sucesso.
A intenção do Branding é gerar conexão e empatia com o cliente, desde o momento em que há aquele primeiro contato com a marca até o pós-venda ou atendimento. Na área médica, não é diferente. Todo esse processo de envolvimento com os pacientes e preocupação com o seu bem-estar é fundamental para que toda a experiência seja satisfatória.
A importância do digital
Na grande maioria das vezes, o primeiro contato entre pacientes e consultórios médicos ocorre através da Internet, isso porque, segundo o IBGE, em 2021, estima-se que 151 milhões de pessoas no Brasil estão na Internet, esse número corresponde a cerca de 70% da população do nosso país. Hoje, a Internet tornou outros meios de comunicação um tanto quanto obsoletos, mesmo que ainda tenham a sua parcela de importância. O fato é que se tornou inimaginável uma marca se fazer presente no mercado sem estar fortificada no mundo digital.
Quando relacionamos o digital ao trabalho médico, estamos falando principalmente de redes sociais. Nesta geração, o Facebook, Instagram e WhatsApp se tornaram mais que apenas aplicativos de comunicação, hoje, são ferramentas de trabalho e que movimentam muito dinheiro.
O Brasil, por exemplo, é o terceiro país com mais usuários no Facebook no mundo. Isso exemplifica o quão importante é a atuação dos médicos nas redes sociais.
No Branding, é indispensável que a linha estratégica da marca esteja presente também nas redes sociais. No ponto de encontro entre identidade de marca e valores da clínica, é necessário que haja um site administrado por uma equipe que responda os possíveis pacientes, além de todo o trabalho visual, com a escolha correta das cores, formatos de postagens e tipografias.
Essa estratégia de comunicação não verbal, obrigatoriamente tem de estar alinhada com tudo o que é falado de forma presencial quando o consumidor for ao consultório para que a reputação de sucesso seja criada e desenvolvida de forma gradual.
Clientes fiéis
Uma clínica médica bem estruturada em termos de Branding, gera pacientes que se tornam verdadeiros embaixadores de seus médicos. Essa prática de fidelizar clientes se torna muito importante, uma vez que é provável que ele divulgue o consultório para outras pessoas, fazendo uma publicidade boca a boca gratuita.
Para que essa prática ocorra, a experiência do paciente deve ser plenamente satisfatória, e para isso, existem alguns pontos que necessitam de atenção:
- Abordagem: O marketing precisa ser certeiro para atingir o público alvo da maneira correta. Não adianta gastar esforços e recursos em uma estratégia que não esteja alinhada com a identidade da marca.
- Contato: Esse ponto talvez seja um dos mais importantes neste assunto. É imprescindível que toda a equipe de trabalho esteja alinhada aos valores da empresa. A comunicação precisa ser a mesma, do recepcionista do local até o médico. Imagine a hipótese em que o trabalho digital foi excelente, o médico tem ótimas recomendações, mas na hora da ligação para agendar uma consulta, o atendente tratou a pessoa com indiferença. Nesse caso, toda a estratégia foi em vão, já que a experiência já foi quebrada.
- Qualidade no local de trabalho: Aqui, o cliente já definiu que vai ao seu consultório, então, tudo precisa estar em ordem, alinhado ao branding da marca. A consulta precisa ser agradável e o profissional competente e empático. Além disso, a clínica pode optar pelo marketing sensorial, utilizando de uma bela decoração, sons aconchegantes e aromas agradáveis para uma melhor apreciação do consultório.
- Pós e feedback: Está aqui um dos maiores erros das marcas hoje em dia. A experiência do paciente/cliente não terminou no momento em que ele foi embora. É importante que a marca busque saber como foi o atendimento, no que ela pode melhorar e como o paciente se sentiu. Esse feedback ajuda a marca a crescer e se fortalecer nos pontos de mais vulnerabilidade. Além disso, o cliente se sente importante ao notar que há preocupação por parte do consultório.
O Branding é fundamental para médicos
É notório que o Branding é algo além de apenas uma estratégia digital, estamos falando sobre empatia e relações interpessoais.
É fundamental que a marca seja forte e tenha seus valores. Mas é possível, que uma marca não tão forte, mas que seja empática, tenha mais sucesso que outra que tenha bastante presença digital, mas não se preocupa verdadeiramente com seus clientes.
Entende-se que o mercado e público, hoje em dia, são muito mais exigentes que no passado, e a tendência é que fiquem ainda mais à medida em que as marcas se potencializam e criam novas ideias para se destacar.
Nesse contexto, é importante que os médicos estejam atentos e dispostos a se modernizar para acompanhar os avanços da sociedade. Além disso, é importante que nunca se esqueçam que ouvir o paciente é essencial.