Uma campanha de e-mail marketing deve ser uma das prioridades de uma empresa que deseja manter um bom relacionamento com os clientes.
O e-mail marketing proporciona uma comunicação eficiente e personalizada, capaz de cativar clientes e criar uma conexão especial entre marca e consumidor. Paralelo a isso, é um canal de comunicação direta, facilitando o contato e proporcionando conversões para empresas.
Ainda que seja uma estratégia eficiente, é importante ressaltar que e-mail marketing não é simples. Hoje você vai compreender mais sobre o assunto e aprender a planejar uma campanha de e-mail marketing.
Entenda o que é E-mail Marketing
E-mail Marketing é uma estratégia de Marketing Digital focada no disparo de e-mails com mensagens pensadas em atrair, vender, ou manter um relacionamento com os destinatários.
Os e-mails marketing podem ser de cunho promocional, informativo, de relacionamento ou sazonais, por exemplo. De forma geral, a organização ou marca remetente envia mensagens a grupos de pessoas específicas que concordaram em receber o seu conteúdo.
Essa estratégia é fundamental para que a marca eduque o seu público por meio de conteúdo de qualidade e rico em informações.
Para que uma estratégia seja eficiente e resulte em números satisfatórios, é importante que todo um planejamento seja realizado. Nenhuma marca interessada em obter sucesso deve ignorar essa tarefa.
Como Criar um Planejamento de Campanha de E-mail Marketing
O planejamento é a primeira etapa para que a sua campanha de e-mail marketing seja bem-sucedida.
Nossa dica é: faça uma pesquisa aprofundada e conheça exatamente o seu nicho para apoiar seus próximos passos de forma estratégica.
Seguindo essa linha, existem uma série de fatores que uma marca deve levar em consideração ao planejar uma campanha de e-mail marketing, que poderão ser alcançadas a partir da sua pesquisa:
Entenda o Seu Público-Alvo
Sua marca precisa conhecer com profundidade as pessoas com quem quer se comunicar para criar uma abordagem assertiva e que deixe claro para a audiência quais deverão ser os próximos passos.
Para isso, crie personas e realize estudos periódicos sobre o seu público-alvo.
Contrário a isso, você gastará sua energia com a criação e divulgação de um conteúdo rico para um público que não tem qualquer interesse pelo material. É por esse, e muitos outros motivos que não recomendamos a compra de listas de e-mails.
Segmentação e Humanização
Quando você tenta entrar em contato com alguma empresa e acaba recebendo mensagens padronizadas de alguma Inteligência Artificial, você fica frustrado? Pois é, o seu cliente também.
Claro que IA’s têm um grande potencial para auxiliar suas campanhas de Marketing Digital, mas é necessário segmentar, humanizar e personalizar o seu e-mail marketing com uma comunicação que faça sentido para a sua audiência.
É importante lembrar que o mercado consumidor está mais exigente do que nunca, o que significa que eles querem se sentir mais importantes para a marca. É por isso que mensagens com conteúdo robotizado, sem qualquer humanização já não são bem-vindos pelo público.
Ainda nesse sentido, a segmentação é essencial para evitar que a marca seja interpretada como intrusiva, enviando mensagens a quem não está interessado.
O Conteúdo é o Carro-Chefe
Pense em criar conteúdos específicos e de qualidade para a sua lista de contatos. Os disparos de e-mail marketing devem alternar entre diferentes tipos de mensagens com o objetivo de nutrir e desenvolver um relacionamento de confiança e empatia com os destinatários.
É muito importante que uma campanha de e-mail marketing:
- Ofereça materiais gratuitos que sejam de relevância para o público do seu nicho de trabalho;
- Tenha uma linguagem apropriada para a audiência a qual se destinam as mensagens. É essencial que sua marca “fale a mesma língua do público-alvo”;
- Tenha links nos e-mails para mensuração de cliques e CTA’s atrativos e criativos;
- Periodicidade dos envios das mensagens e Timings adequados para cada tipo de público.
O Planejamento é Indispensável
Assim como em todas as estratégias do Marketing Digital, planejar é uma tarefa essencial.
Como você observou durante a leitura, deixar de planejar e apenas realizar disparos aleatórios sem a devida segmentação vai fazer a sua marca perder tempo e dinheiro, uma vez que as pessoas certas não serão atingidas.
Entendemos que planejar, executar e analisar pode ser muito trabalhoso e é por isso que recomendamos a contratação de uma agência de marketing digital especialista em e-mail marketing, como a Pixelfy.
Contrate Especialistas
A agência Pixelfy trabalha com toda a tecnologia e os melhores profissionais para que a sua estratégia de e-mail marketing alcance os resultados que você sonha.
Nossa equipe possui as certificações necessárias e vai analisar o seu nicho de atuação para que possamos entender exatamente as necessidades do seu negócio e atuar em benefício da sua empresa.
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Nosso objetivo é utilizar a estratégia de e-mail marketing a favor da sua marca.