Apesar de semelhantes, automação de marketing e e-mail marketing são estratégias distintas dentro do Inbound Marketing. E embora sejam conceitualmente diferentes, podem estar conectadas uma à outra, uma vez que a primeira engloba a segunda.
Conceitos e diferenças entre automação de marketing e e-mail marketing
Automação de Marketing
O conceito se baseia no conjunto de estratégias em que as empresas utilizam a tecnologia para automatizar processos que seriam muito demorados e complicados de realizar sem recursos tecnológicos.
O procedimento ocorre desde o momento da atração de um prospect até o pós-venda, para que ocorra a fidelização do cliente.
Através dessa estratégia, a agência responsável pela automação do seu negócio irá segmentar melhor o seu público, evitar desperdício de recursos, personalizar mensagens, criar e monitorar landing pages, analisar resultados e claro, criar e disparar e-mails marketing.
Automatizar as formas de fazer marketing é um assunto tão em alta que estima-se que o mercado de automação de marketing movimentará aproximadamente 9,5 bilhões de dólares em 2027, o que só afirma como a estratégia é um forte aliado para obter bons resultados sem demandar tanto do seu tempo com processos manuais repetitivos.
Soma-se ainda o fato que mais de 51% das empresas estão utilizando a automação de marketing em seus negócios e projetos atualmente.
Se esses números ainda não são suficientes, pesquisas apontam que 77% das empresas tiveram aumento nas conversões e conseguiram aumentar suas vendas.
E-mail Marketing
Consiste em uma estratégia de Inbound Marketing, focada apenas no envio de e-mails para leads que se interessaram no seu conteúdo por meio de uma Landing Page, por exemplo.
Através do e-mail marketing, a empresa passa a ter um contato direto com o lead. O envio dessas mensagens por e-mail podem ter caráter de relacionamento, para manter contato próximo com o destinatário, ou caráter de venda, quando a abordagem é focada em promoção de produto ou serviço.
Existem alguns tipos de e-mail marketing que são comuns nas empresas:
- Newsletter: Consiste resumidamente no envio de conteúdos de qualidade com determinada frequência para ser mantido um relacionamento com o leitor;
- E-mail sazonal: Temos certeza que você já recebeu um desses e nem sabia do que se tratava! Os e-mails sazonais são aqueles enviados em datas comemorativas, como natal e ano novo. Esse tipo de mensagem ajuda no encantamento do destinatário; criando um sentimento familiar e de proximidade entre a sua marca e o ciente;
- E-mail promocional: Esses e-mails servem para o envio de promoções ou apenas para publicidade da marca. Não são raras as pessoas que fazem confusão com o termo e acreditam que esse tipo de mensagem serve apenas para liquidações. É um hábito que empresas divulguem novos produtos e até mesmo eventos através desse modelo de e-mail.
O responsável pelo setor pode realizar os envios de forma manual, mas isso demandaria muito tempo. É nesse momento que a automação de marketing e o e-mail marketing cruzam seus caminhos.
As agências que oferecem o serviço de automação de marketing, como a Pixelfy, possuem a técnicas para encantar através da personalização de cada e-mail, e fazer com que a experiência do destinatário seja agradável e ele passe a olhar a sua marca com outros olhos.
Além disso, a Automação realiza os disparos de envios de maneira automatizada e organizada, garantindo que a mensagem chegue no momento certo para a pessoa certa.
Encantamento
O mercado consumidor da geração atual é extremamente criterioso e possui a capacidade de exigir e buscar o que realmente é bom. Diante do perfil exigente de um público acostumado com a vitrine que a internet proporciona, anunciar apenas não é mais suficiente.
É necessário criar experiências que fazem o consumidor se sentir único. Ninguém quer se sentir apenas mais um no dia a dia da empresa, ou seja, criar laços se tornou imprescindível para fidelizar clientes, que podem inclusive, se tornarem embaixadores inconscientes da sua marca.
Investir em ambos vale a pena!
A escolha de investir em automação de marketing, incluindo o e-mail marketing, tornou-se essencial. São inúmeras estratégias e técnicas que vão fazer você se destacar, e isso requer tempo e MUITA dedicação.
Automatizar o seu modelo de negócios voltado para a publicidade vai acelerar e aprimorar esse procedimento para que você tenha melhores resultados em menos tempo.