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Atualmente, ter uma forte presença digital é indispensável para qualquer empresa de destaque. Desde as pequenas até as maiores do mundo, sobram exemplos de empresas que têm identidade forte e seguem anunciando ativamente na Internet. Esse processo se dá principalmente por meio de tráfego pago pelo Google Ads.

Embora seja uma das principais empresas do mundo, ainda assim vamos te contextualizar um pouquinho sobre a história do Google

O Google é o mecanismo de pesquisa mais utilizado da internet, com uma participação de mercado global de mais de 92% até 2021

Uma das suas principais plataformas é o Google Ads, espaço digital onde os anunciantes fazem as suas publicidades. Os anúncios poderão aparecer nos resultados de pesquisas dos usuários, ou em sites parceiros da empresa, como o Youtube, por exemplo. 

Mas antes de nos aprofundarmos no Google Ads e entender o que é de fato o tráfego pago, você precisa conhecer outro conceito. Existe uma outra forma de gerar visitas ou cliques em determinado site, que é o tráfego orgânico. 

O que é Tráfego Orgânico?

O tráfego orgânico consiste na geração de cliques de forma natural, ou seja, sem o investimento de verba para que o consumidor chegue até o site

Neste formato, os custos são menores, mas os resultados são igualmente proporcionais. Seu conteúdo será impulsionado pela relevância que ele tem perante o assunto pesquisado e pela otimização de mecanismos de busca, o SEO. 

O compartilhamento de links em redes sociais também é uma forma de gerar cliques de maneira orgânica. 

O que é tráfego pago? 

Paralelo ao dito acima, temos o tráfego pago, o mais comum e eficiente para empresários que desejam resultados. Aqui, os cliques e visitas são gerados de forma paga, e a principal plataforma para a prática é o Google Ads. 

Nesta forma de gerar tráfego, os anunciantes têm duas opções de investimento. Pode-se investir pelo CPC e pelo CPM. Para entender melhor o que significa essas siglas, continue a sua leitura! 

CPC, custo por clique ou exibição 


No CPC, o anunciante paga apenas pelo clique de um usuário, ou seja, o valor gasto é baseado na quantidade de cliques que aquele link vai receber. A grande vantagem é que o anunciante paga por alguém realmente interessado no conteúdo, já que o pagamento não é feito apenas pela exibição do anúncio.

CPM, custo por mil impressões

No CPM, os anunciantes pagam a cada mil impressões do anúncio. Nesse caso, o responsável paga pela exibição de sua publicidade, independente se o usuário se interessou ou não pelo conteúdo. 

A vantagem aqui, é sem dúvidas o grande alcance que esse anúncio terá, podendo atingir números muito altos, mesmo que sem o clique do navegante. A prática funciona para empresas que querem aparecer no mercado e gerar fixação no público.

Por que  investir no tráfego pago?

Segmentação de público 

Apesar de possuírem estratégias diferentes, o CPC e o CPM fazem parte do tráfego pago, e a sua vantagem em relação ao tráfego orgânico é a de direcionar visitantes para um site de forma imediata. É possível ainda ter o controle do público-alvo que o anúncio está sendo direcionado. 

Essa segmentação de público é algo essencial para os empresários investindo em tráfego, uma vez que os gastos são realizados de forma certeira se a estratégia for bem elaborada pela equipe de Marketing. 

Mensuração de resultados

Outro ponto positivo para o tráfego pago, é a mensuração e análise das despesas e dos resultados da campanha

Aqui o empresário pode acompanhar os números de cliques e impressões, além de ter a possibilidade de verificar a taxa de conversão, custo por clique (CPC) e retorno sobre investimento (ROI). 

Pode-se ainda citar o fato de que nesse modelo de tráfego temos acesso às palavras-chaves que estão gerando mais conversões

Por meio dos diversos dados obtidos pelo tráfego pago do Google Ads, tanto de análise quanto de segmentação, se torna possível melhorar em cada aspecto e ser mais certeiro a cada campanha realizada.

O interessante é que tudo isso vale para diferentes tipos de empresários, desde os donos de pequenos negócios, até os donos de multinacionais. A flexibilização disposta pelo Google é grande, e é possível fazer investimentos com pouca verba e atingir grandes resultados, desde que a estratégia seja impecável. 

Essa forma flexível do Google Ads faz com que pessoas possam iniciar seus projetos investindo bem pouco e à medida que seus negócios vão crescendo, invistam mais dinheiro na plataforma para ter ainda mais resultados.

Diante de tantas possibilidades de análises e segmentação que podem até mesmo fazer a empresa economizar, não é de se espantar que hoje em dia mais de 65% das empresas que utilizam o Marketing digital como forma de publicidade, utilizam o tráfego pago em vez do orgânico.

Conclui-se

Com todos os dados e conceitos citados acima, é de se esperar que as empresas adotem ainda mais a estratégia paga pelo Google. Nos tempos atuais, ser econômico é indispensável para qualquer empresário. 

o SEO funciona e é possível gerar leads através dele, mas o ideal, é que as marcas economizem tempo e dinheiro direcionando seus anúncios sempre para o público correto. 

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