Médico pode fazer Marketing? Quais são as limitações?

Assim como na grande maioria das profissões, a concorrência na área médica é muito grande. Isso significa que não há espaço para médicos ou clínicas que não fazem investimento em marketing. Hoje, vamos entender como um médico pode fazer marketing e quais são as limitações.

De antemão, é necessário falar que a profissão médica possui diversas restrições quanto ao marketing. Por ser uma atuação que lida com a saúde alheia, alguns entendimentos acerca deste assunto diferem das demais profissões.

Afinal, o Médico pode fazer Marketing?

Sim, o médico está liberado para fazer Marketing, entretanto, recomendamos que a prática seja liderada por uma agência especializada em Marketing. Os profissionais de comunicação conhecem as regras e sabem como elaborar as melhores estratégias.

O Marketing faz parte do processo de crescimento de qualquer empresa ou profissional, e pode sim estar atrelado ao médico que busca crescimento. No entanto, algumas regras precisam ser respeitadas para que não interfira nos seus resultados ou que resultem até mesmo em um problema jurídico.

E quais são as regras? Vamos comentar sobre algumas delas.

Plano de Marketing

Um plano de marketing consiste no planejamento de estratégias que uma empresa precisa seguir para obter resultados satisfatórios.

Não adianta apenas seguir tendências de forma aleatória. Um plano de Marketing precisa considerar inúmeros fatores, como o estudo do público-alvo, orçamento e objetivos para atingir resultados satisfatórios.

Médicos podem fazer seus planos de marketing; no entanto, devem seguir as regras do CFM (Conselho Federal de Medicina) e CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação publicitária)

Promoções e Brindes

Médicos não podem oferecer promoções nem fornecer brindes aos pacientes que escolhem seu consultório. Essa prática constitui concorrência desleal no meio médico.

Entretanto, permite-se o parcelamento de honorários, mas, apesar de ser um tanto contraditório, não se permite a promoção da ação.

Mais de uma Especialidade

As normas também não permitem que médicos anunciem como publicidade o exercício de mais de uma especialidade.

Apesar da proibição não existe um limite de especializações as quais o médico pode exercer.

O que é o CONAR

Como já mencionado anteriormente, o CONAR é o órgão responsável por fiscalizar o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.

O órgão não possui fins lucrativos e regula, de forma completa, tudo o que envolve Marketing e Publicidade no Brasil. Ele foi criado como uma resposta ao crescimento implacável do mercado publicitário.

Em paralelo ao que já foi lido durante o artigo, os médicos não podem anunciar:

  • Especialidades ainda não admitidas para o respectivo ensino profissional
  • Métodos de tratamentos e diagnósticos ainda não consagrados cientificamente
  • Oferta de diagnóstico e/ou tratamento à distância
  • Produtos protéticos que requeiram exames e diagnósticos de médicos especialistas
  • A cura de doenças para as quais não exista tratamento apropriado, de acordo com os conhecimentos científicos comprovados.

De forma geral, médicos e empresários de clínicas e consultórios precisam seguir as regras descritas.

Ainda é necessário levar em conta alguns princípios para tratamentos clínicos e cirúrgicos:

  • Deverá estar de acordo com a disciplina dos órgãos de fiscalização profissional e governamentais competentes
  • Terá a necessidade de mencionar a direção médica responsável
  • Não poderá conter testemunhais prestados por leigos
  • A descrição deve ser clara e adequada quanto ao caráter do tratamento
  • É proibido conter promessa de cura ou de recompensa para aqueles que não conseguiram êxito utilizando o tratamento.

Médico, Faça Marketing

É inegável o quanto o Marketing se tornou uma prática essencial para empresas e marcas que buscam sucesso. É claro que isso também se aplica aos médicos e à toda área de medicina, em geral.

Os potenciais pacientes precisam notar e visitar você, sobretudo de forma online, para que você esteja presente. Basta seguir as regras e estar alinhado a tudo que o CONAR solicita e preza.

Marketing não é brincadeira, principalmente quando atrelado ao setor de saúde, que lida diariamente com a vida das pessoas.

Você também pode gostar de ler mais sobre AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE MARKETING MÉDICO EM 2023.

Fale com a Pixelfy

A Pixelfy é uma agência de Marketing Digital especialista Inbound Marketing. isso significa que nossos profissionais atuam todos os dias criando tráfego e alimentando os leads para que sua empresa cresça cada vez mais.

Entre nossos clientes, temos diversos médicos de diferentes especialidades que cresceram seus nomes com forte presença digital e melhoraram seus resultados.

Peça seu orçamento gratuito e veja como a Pixelfy pode alancar a sua carreira.

Gostou? Compartilhe: