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A grande preocupação de quem investe em e-mail marketing e dos profissionais que atuam na área é garantir uma boa taxa de abertura e de cliques nos seus e-mails. Para que isso ocorra, é necessário que o conteúdo seja produzido com qualidade. Portanto, hoje você vai aprender como criar um e-mail marketing de sucesso.

Não basta passar a mensagem para frente. Dominar a arte de se comunicar de forma assertiva e atrativa é essencial para alcançar um e-mail marketing de sucesso.

Antes de você aprender, vamos falar um pouco mais sobre a importância dessa estratégia de Inbound Marketing.

A Importância do E-mail Marketing

O e-mail Marketing é uma das estratégias mais utilizadas do mundo pois proporciona uma série de benefícios para sua marca a um custo baixíssimo.

Além de sua alta capacidade de personalização, os e-mails representam um ponto de contato direto entre sua empresa e seu lead. Se você nutrir adequadamente esses leads ao longo do tempo, eles têm o potencial de se tornarem clientes fiéis.

De acordo com a Hubspot, 77% das empresas afirmaram que viram seu engajamento crescer quando a estratégia de e-mail marketing foi implantada pelo time de marketing e vendas durante a pandemia. A maioria dessas empresas afirma que envia no máximo 2 e-mails semanais para a base de contatos.

Porém, as estratégias precisam ser bem estruturadas. Para a GetResponse, os e-mails de boas-vindas, por exemplo, são abertos por 8 em cada 10 consumidores, provando que passar uma imagem mais humanizada e preocupada com o cliente funciona, sendo o início do relacionamento com a sua base.

Como Criar um E-mail Marketing

Agora que você entendeu como o e-mail marketing é importante, é hora de compreender alguns conceitos básicos para criar um conteúdo de qualidade e gerar resultados ainda mais positivos para a sua empresa.

Defina Objetivos e Público-Alvo

O primeiro a se fazer é definir onde você pretende chegar. É essencial que você defina o seu objetivo e estabeleça metas. Nesse sentido, você estudará o seu público-alvo a fim de criar campanhas que possam ser segmentadas.

Segmentar campanhas é fundamental para que a mensagem chegue no tom de voz correto, e apenas para o público que você estudou e percebeu que de fato está interessado ou pode vir a ter interesse no que você tem a oferecer.

No marketing, só atinge resultados positivos quem sabe exatamente o que quer fazer ou atingir.

Defina uma Plataforma de Automação de Marketing

Você já deve imaginar o quanto é complicado personalizar e-mails para cada tipo de público de forma manual, certo? É por isso que existem ferramentas de Automação de Marketing como o RD Station Marketing.

As ferramentas de automação de Marketing oferecem muito mais do que apenas e-mails personalizados. Por meio delas, podemos analisar dados e programar disparos em horários específicos. Além disso, existe a possibilidade de realizar testes A/B de forma mais precisa.

Tenha um Conteúdo Relevante

Lembre-se que um conteúdo relevante não vai atrair a atenção de todos, e está tudo bem!

Você pode estar enviando um conteúdo de qualidade para o público errado, o que não o torna menos valioso. Ao estudar o público, você naturalmente vai entender quais são os conteúdos de valor para ele. Certamente seus números vão aumentar e seu e-mail irá gerar mais vendas.

Linha de Assunto e Design Interno

A linha de assunto é o primeiro elemento que seu lead verá quando receber o e-mail. Então pense bem o que será incluído ali. Você terá um espaço com poucos caracteres para convencer o destinatário em abrir aquele e-mail. Seja objetivo e fale no tom de voz compatível com o público do momento.

Ao abrir o e-mail, o design interno precisa estar em ordem: tamanho do texto, fontes, cores, formatos, CTAs (Call to Action) e elementos gráficos, tudo isso será de profunda importância para a decisão final do seu lead de clicar onde você deseja ou não.

Faça Testes A/B

Testes A/B são aqueles que vão apresentar você quais estratégias estão funcionando melhor em uma estratégia de e-mail marketing.

Basicamente, você enviará dois tipos de e-mails diferentes para uma parcela pequena da sua lista para testar os melhores horários, cores, CTAs, entre outros elementos.

Realizando os testes A/B, você terá uma dimensão melhor do que fazer quando for enviar as mensagens para a lista completa.

Faça Análises

Tanto no marketing quanto em qualquer outro setor de trabalho, é essencial que façamos análises de números e estatísticas para que possamos entender tudo o que está dando errado para corrigirmos.

Além disso, é essencial para que haja uma otimização de tudo que já está sendo positivo.

Invista em uma Agência de E-mail Marketing

Agências de E-mail Marketing têm profissionais competentes e certificados para que sua estratégia de e-mail marketing seja assertiva e funcional.

Nós sabemos o quão complicado é trabalhar com e-mail marketing por conta própria, e é por isso que recomendamos fortemente investir em agências profissionais.

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