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No momento em que houve o crescimento impressionante das mídias sociais, acreditava-se que a estratégia e-mail marketing se tornaria obsoleta e cairia em desuso.

A modernidade chegou e as redes sociais se estabeleceram no mercado. Mas o fato é que o e-mail marketing nunca deixou de ser uma excelente opção dentre as técnicas de Inbound Marketing no digital.

Como a grande maioria das técnicas de vendas e relacionamento, o e-mail marketing passou por modernizações e aprimoramentos para que pudesse estar em alta até os dias atuais. 

A Segmentação do Público

A permanência do e-mail marketing no cenário digital atual se dá principalmente por conta da segmentação do público. Nos primórdios, as empresas se concentravam apenas em enviar a mensagem, mesmo que de forma padronizada. A ideia girava em torno de comunicar ao máximo de pessoas possível, mesmo que o aproveitamento não fosse excelente.

Atualmente, as marcas se preocupam em personalizar as mensagens de acordo com o público que foi segmentado. 

Atualmente, tempo é sinônimo de dinheiro, e a perda de recursos é um pecado para as empresas que desejam crescer no mercado. 

O moderno e-mail marketing passa, entre outros fatores, pela segmentação de público. Com um texto claro, conceitos definidos e uma estratégia coerente com a persona, você pode transformar o seu e-mail marketing na mensagem certa, para a pessoa certa e na hora certa.

A Automação de Marketing

Paralelo ao desenvolvimento de uma segmentação, se tornou inviável que as marcas pudessem personalizar as mensagens que chegariam aos seus remetentes.

Dessa forma, surgem plataformas de automação de marketing, que dentre outras tarefas, realizam o trabalho massivo e repetitivo que as marcas não poderiam realizar por conta do consumo de tempo. A RD Station é um exemplo de empresa de automação de marketing. Uma das líderes na América Latina, a empresa se tornou referência em Marketing Digital com uma base muito sólida de clientes.

Métricas e Resultados

Uma coisa eu posso adiantar! Você e sua marca necessitam sempre rastrear, mensurar e analisar todos os dados obtidos nas campanhas realizadas com a estratégia de e-mail marketing. 

Uma de suas maiores qualidades, é a facilidade para ter acesso aos números que são relevantes para sua empresa. Utilizar e analisar as taxas de abertura e as taxas de conversão corretamente, certamente farão a empresa crescer.

Dados Importantes

Sabemos que analisar os números e observar de forma concreta é muito melhor para entender a situação.

Recentemente, em 2021, foram realizados estudos que confirmam que só no Brasil, a taxa de abertura de e-mails é de aproximadamente 20%, que é considerado um número bastante expressivo se tratando e-mail marketing.

Ainda na força dos números, a pesquisa da Campaign Monitor, mostra que houve um crescimento de até 760% na receita de marcas que utilizaram a estratégia de e-mail marketing de forma segmentada em 2019.

Por falar em segmentação, estima-se que a taxa de cliques seja 100,95% maior em campanhas que tiveram foco e uma persona segmentada do que em campanhas padronizadas sem segmentação. 

Tendo em vista a nossa realidade da era dos Smartphones, não é de se surpreender que 42% dos e-mails enviados no mundo são abertos em dispositivos móveis, deixando claríssima a flexibilização que o e-mail marketing possui para se adaptar ao mundo atual. 

A forma de abrir a caixa de e-mails mudou, mas ele segue em alta, e crescendo.

Por fim, a estatística mais impressionante sobre e-mail marketing seja sobre o seu ROI (Return On Investment ou Retorno de Investimento). De acordo com dados de 2022, o Marketing através de e-mail, gera aproximadamente 42 dólares para cada 1 dólar investido

O e-mail Marketing Funciona

O fato do e-mail marketing ainda ser importante e valer a sua utilização, não significa que você e sua marca devam abandonar outras estratégias de Inbound Marketing. 

A união de diversos caminhos para curar a dor do cliente e levá-los até você vai fazer a sua marca mais forte e mais presente no mercado. 

Com a sua alta capacidade de proporcionar um relacionamento diretamente com o cliente, possibilidades de personalização e automação, além de métricas que podem ser facilmente mensuradas, a resposta para o título deste é artigo é: COM CERTEZA! Vale muito a pena utilizar e-mail marketing em 2023.

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