Como a automação de marketing pode operar como um propulsor de vendas para o seu negócio? É isso que veremos a seguir.
Vencer a concorrência é um tema que sempre se manteve atual. Desde os primórdios do comércio, os vendedores sempre procuravam uma forma de estar um passo à frente de seus concorrentes.
Hoje, ferramentas como a Automação de Marketing podem transformar o seu negócio em uma máquina vendas, quando operados da forma mais adequada.
Com o crescimento do digital, as informações sobre produtos ou serviços chegam com muita facilidade aos consumidores, transformando a Internet em uma verdadeira vitrine digital. Ou seja, a sua marca precisa estar presente para que seja lembrada pelos consumidores.
Ser presente e se destacar em meio a tantos concorrentes é um processo um tanto quanto trabalhoso, mas quando feito da maneira correta, poderá transformar a sua empresa em uma máquina de vendas.
O que é Automação de Marketing?
O conceito de automação de marketing está atrelado à utilização da tecnologia para otimizar processos de marketing que seriam repetitivos e muito trabalhosos para a sua empresa fazer.
A RD Station, por exemplo, é uma das líderes no mercado da América Latina e uma das principais plataformas de Automação de Marketing utilizadas por empreendimentos que, assim como você, desejam otimizar seu tempo e conquistar bons resultados.
De forma geral, a Automação de Marketing vai entender a dor de cada persona, e agir para que cada lead progrida na sua jornada de compra.
Como funciona Automação de Marketing?
Existem diversas áreas digitais em que a Automação de Marketing vai ser importante para a sua empresa:
Funil de Vendas
O funil de vendas, tem como conceito, todo o processo pelo qual o prospect passa até finalmente se tornar um cliente. Ele possui diferentes etapas, e a Automação de Marketing age em todas elas.
Trouxemos a estrutura do funil para que você entenda melhor o que estamos falando.
- Topo do funil: Neste ponto, o seu prospect descobriu um problema e começa a pesquisar sobre como resolvê-lo. A meta aqui, é atrair e fazer com que ele comece a fixar a sua marca como uma possível solução para sua dor.
- Meio do funil: Aqui, alguns prospects já foram embora, outros consideram a sua marca como a solução para o seu problema. É nessa marca do funil que você irá gerar conteúdo de valor para estimular ainda mais o cliente a escolher de fato a sua empresa.
- Fundo do funil: Os leads já avaliaram você e sua concorrência. Cabe a sua marca ajudá-los a finalizar o processo com mecanismos e elementos que facilitem a compra. Também é o momento de alimentar o prospect com detalhes da sua oferta e com depoimentos de sucessos de outros consumidores.
Deve-se ter em mente que o cliente deve percorrer por todas as etapas do funil de vendas para compreender como o seu negócio irá operar sobre o seu problema. Assim, ele conseguirá avaliar a sua proposta como algo que de fato irá solucionar as suas dores com efetividade.
Nutrição de Leads
Durante o procedimento de compra haverão leads que ainda não estão prontos para comprar o seu produto ou serviço. É nesse momento que entra a importância do relacionamento.
Não é porque o lead não vai comprar agora, que ele não possa comprar amanhã, por exemplo. A Automação de Marketing vai continuar entregando conteúdo de valor para que o contato siga existindo e a sua marca esteja sempre fixada na mente daquele lead.
Personalização na comunicação
A personalização é outro detalhe que fará com que os seus clientes se sintam especiais, criando um elo mais forte entre marca e lead.
Além disso, cada persona vai percorrer a sua jornada de maneira individualizada, afinal, cada indivíduo pensa de sua forma e precisam ter suas dores entendidas e solucionadas.
Tickets mais altos
Clientes que já entenderam a gravidade do seu problema e como pode ser custoso não solucioná-lo, buscam pelas melhores soluções. Não adianta oferecer um serviço que seja excelente para o cliente, se ele ainda não entende a dimensão do seu problema.
Com a Automação de Marketing, os leads serão nutridos com conteúdo de valor que o ajudarão a entender essa urgência. Na mesma proporção que o seu possível cliente aprende sobre o tema, ele vai entendendo o quanto ele necessita da sua empresa.
Clientes que sabem exatamente do que precisam, tendem a não questionar preços, pois entendem o valor daquilo que estão comprando.
Sucesso do produto por parte do lead
Você sabia que existem situações às quais é melhor não vender? É isso mesmo que você leu!
Tenha como exemplo um jovem que adquiriu um game de Baseball sem nunca ter assistido ou praticado o esporte. A tendência é que ele não tenha uma experiência adequada, e logo, ele irá avaliar o jogo de maneira incorreta e espalhar a informação para amigos de que o jogo não vale a pena.
Com uma jornada de compra bem feita, o jovem teria entendido no início que ele precisaria aprender o básico do esporte antes de comprar o jogo.
Funciona da mesma forma com a sua empresa. Você não precisa vender custe o que custar.
Quais são suas opções de ferramentas de Automação de Marketing?
Dentro do Marketing Digital, a Automação de Marketing vai atuar com infinitas ferramentas, e nós te trouxemos algumas das mais utilizadas:
E-mail marketing
Essas ferramentas de automação realizam a atividade de envio de e-mails em massa para o seu público.
Elas são capazes de segmentar o público e personalizar as mensagens para que a sua marca crie laços afetivos com o lead. Se a jornada do cliente for finalizada com sucesso, esse processo de personalização pode ajudar com a fidelização do cliente e aumentar as suas vendas!
Gestão de Campanhas
A automação de marketing vai te ajudar com a gestão de publicidade em campanhas online. Sabemos que não é uma tarefa fácil lidar com SEO no tráfego orgânico e plataformas de anúncios do tráfego pago. Para isso, existem especialistas que poderão fazer esse trabalho pra você.
Landing Pages
É claro que você quer gerar leads com potencial de compra, e as páginas de captura te ajudarão nesse processo. As landing pages fazem parte das estratégias de Inbound Marketing e serão responsáveis por entregar leads qualificados para o seu negócio.
Lembre-se, os visitantes vão entregar seus dados em troca de algum conteúdo gratuito ou desconto em um produto ou serviço. E por isso precisam estar alinhados às dores e desejos da sua persona para obter um bom desempenho com a conversão.
Segmentação de público
O Marketing Digital é baseado em testes e análise de resultados, mas o fato é que a sua empresa não pode desperdiçar recursos com visitantes que não possuem potencial de compra.
É por isso a segmentação de público se torna indispensável.
Através da automação de marketing, sua empresa vai se comunicar com a persona certa e entregar conteúdo de valor.
Rastreamento de comportamento
Saber como pensa o seu cliente é fundamental para os seus resultados. É importante ter em mente quais são os processos pelos quais a sua persona passa e como ela age em determinado meio digital.
Com base nesses dados, a automação de marketing criará perfis mais detalhados do seu consumidor, e segmentará ainda mais o público.
Conclusão
A sua marca precisa de automação de marketing para se destacar em um mundo digital repleto de concorrência.
Através disso, você vai receber mais insights de como melhorar a sua marca e certamente elevar o nível do seu negócio.
De forma ampla, a automação de marketing, aliada aos valores da sua empresa e trabalho da sua equipe, vai melhorar a eficiência e a eficácia das suas atividades e aumentar as suas vendas.
O objetivo deve ser sempre a satisfação da sua persona!